
2025 foi o ano em que o Brasil viveu a operação policial mais letal de toda a sua história. Este é o assunto deste episódio do podcast “A saúde é coletiva”, da Abrasco. Para conversar com a gente sobre violência e segurança pública, convidamos a pesquisadora Jacqueline Muniz, professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) e que ocupou funções dirigentes na área Segurança Pública no governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Justiça.
Com mais de 30 anos de trajetória nessa área, Jacqueline desmonta as narrativas que alimentam o medo social, explica como a lógica da guerra orienta políticas públicas ineficazes e defende que não existe saúde coletiva sem segurança pública democrática e baseada em rotinas protegidas.
Vale lembrar que a Abrasco é uma das entidades que assinaram o “Manifesto por uma Segurança Pública cidadã!”, que repudia a operação policial realizada em 28 de outubro de 2025 no Rio de Janeiro. O documento alerta que os impactos da violência armada no estado “vão muito além das estatísticas de criminalidade” e que “desembocam em um problema de saúde pública”, pelas diversas maneiras como a violência corrói o cotidiano e a vida das pessoas.

Estamos na quarta temporada do podcast “A saúde é coletiva”, uma iniciativa da Abrasco, com produção da Rádio Tertúlia.
Dê o play e acompanhe o episódio!
Saiba mais
Posicionamento “Frente pela Vida repudia a violência e cobra transparência nas investigações das ações de segurança no Rio de Janeiro“, (2025)
Ficha técnica
Roteiro, narração, edição e sonorização (Rádio Tertúlia): Beatriz Pasqualino
Coordenação: Ártemis Caldeira Brant, Thiago Barreto (Abrasco) e Beatriz Pasqualino
Comunicação e pesquisa (Abrasco): Daniel Lyra-Queiroz e Letícia Maçulo
Relacionamento e Marketing (Abrasco): Clara Alonso e Rafaela Pinheiro
Projeto Gráfico: Estúdio Massa
Apoio de locução (Rádio Tertúlia): Joana Côrtes