A Frente pela Vida vem a público manifestar seu desagravo e apoio à reitora da UERJ, Gulnar Azevedo e vice-reitor Bruno Deusdará, que têm uma trajetória de defesa da democracia e do ensino público. Gulnar em um dos períodos mais difíceis da vida nacional, ocasião da pandemia, esteve junto com várias companheiras e companheiros, à frente da luta em defesa da população, e da democracia brasileira.
É extremamente preocupante que divergências no âmbito da universidade resultem em interdição do diálogo, construção midiática de narrativas, interrupções de reuniões, e violência, como se viu agora, em que a reitora Gulnar Azevedo teve sua vida ameaçada.
Solicitamos que o governo do estado do Rio de Janeiro garanta a sua integridade física, e a segurança dos demais membros da administração central da UERJ e docentes envolvidos nas discussões de solução da crise atual.
Esperamos que haja a retomada do diálogo entre os segmentos da universidade, o respeito à democracia, a valorização do diálogo para a solução dos conflitos.
FRENTE PELA VIDA
Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2024.
Assine esta moção da comunidade acadêmica para manifestar o seu apoio!