Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Nota de pesar: Carissa Etienne

Associação Brasileira de Saúde Coletiva

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lamenta, com grande pesar, o falecimento da diretora emérita da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, ocorrido na sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2023.

Primeira mulher caribenha à frente da OPAS, Carissa Etienne atuou como diretora da OPAS e diretora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2023.

Admirada e respeitada pelos colegas, a médica e gestora foi peça fundamental na resposta à pandemia de Covid-19 nas Américas e durante outras emergências sanitárias, como as epidemias de zika e chikungunya. Também foi durante o seu mandato que as Américas eliminaram a transmissão endêmica do sarampo e da rubéola.

No legado de Carissa Etienne, figuram os esforços para renovar e fortalecer os sistemas públicos de saúde, através da Atenção Primária à Saúde (APS) e, assim, garantir o acesso universal e reduzir as desigualdades.

A Abrasco se solidariza com familiares, amigos, colegas e reforça a importância do inspirador trabalho de Carissa Etienne na busca por uma sociedade livre de desigualdades e com acesso à saúde para todas as pessoas.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo