NOTÍCIAS 

Nota de pesar: Dona Chica (Francisca Pereira de Souza)

Comunicação Abrasco

A Abrasco lamenta profundamente a travessia da grande lutadora do SUS e das causas populares, Dona Chica (Francisca Pereira de Souza), que se encantou, como dizem os povos originários, neste dia 25 de janeiro de 2023, em Sergipe.

Nós, do GT de Educação Popular em Saúde, que com ela convivemos e pudemos compartilhar sua sabedoria, buscamos força e energia para ajudar a iluminar os novos caminhos que trilhará por tantos multiversos. D. Chica, mulher indígena e de matriz africana. A Chica rezadeira, parteira, benzedeira e curandeira. A Chica da ANEPS, MOPS (Movimento Popular de Saúde), Agroecologia, MST e tantos outros movimentos. Conselheira de Saúde, que em 2022 recebeu o Título de Mérito Universitário Especial – Mestra em Saberes e Fazeres da Universidade Federal de Sergipe.

A Chica querida, de fé e amorosidade, e de tantas lutas em defesa da vida. Uma referência nos processos nacionais da Educação Popular em Saúde. Sua força, coragem e amor transcendem as fronteiras. Agradecemos por tanto.

Enviamos a nossa força e a saudade compartilhada em solidariedade a toda família, a comunidade do Assentamento São Roque em Cristinápolis/SE e, em especial, ao seu companheiro Rosivaldo Santos.

O cordel de autoria de Edson Oliveira (CE) feito em sua homenagem para a I Conferencia Livre Nacional de Educação Popular em Saúde conta um pouco de sua história.

Eu conheço alguns chicos
Pelos quais eu boto Fé
Em São Paulo o Buarque
Em Minas o Xavier
Em Sergipe uma guerreira
Chamada Chica Parteira
É uma grande mulher.
De origem Ká apór

Nascida no Maranhão
Foi morar no Ceará
Mas não foi por opção
Sofreu muitas amarguras
Por causa da ditadura
Que dominava a nação

É militante do MOPS
E do MST
Luta por reforma agraria
E recebeu por merecer
Título de mérito especial de mestra
Em saberes e fazer.

Uma grande protetora
Do saber dos ancestrais
É parteira, rezadeira,
Entre outras coisas mais
Na luta do dia a dia
Cultiva a sabedoria
Das ervas medicinais.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo