A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lamenta, com grande pesar, o falecimento do médico, professor e ex-presidente da entidade, José da Silva Guedes.
Com uma trajetória marcada por diversas contribuições para a construção do campo da Saúde Coletiva e para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), José da Silva Guedes era Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
O pesquisador foi um dos fundadores da Abrasco e esteve à frente da gestão de 1981 a 1983, como tesoureiro; e assumiu a Presidência da entidade em 1989, função que ocupou até 1991.
Querido e admirado pelos colegas, o professor foi também Secretário Municipal (1983 a 1985) e Estadual (1995 a 2002) de Saúde da Cidade e do Estado de São Paulo. Junto a outros sanitaristas, produziu importantes avanços para a Saúde Pública.
O velório acontecerá nesta quinta-feira, 18 de abril, das 9h às 13h, no Cemitério Vila Mariana, localizado na Rua Batista Caetano, nº 300, na Aclimação (São Paulo/SP). A cremação será às 14h, no Crematório da Vila Alpina, localizado na Avenida Francisco Falconi, nº 837, em Vila Alpina (São Paulo/SP).
A Abrasco se solidariza com familiares, amigos, colegas e reforça a importância do legado do professor José da Silva Guedes.
Guedes presente!