A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lamenta, com profundo pesar, o falecimento da professora, pesquisadora e abrasquiana Maria Eliana Labra.
Mestre em Administração Pública e doutora em Ciência Política, Eliana Labra atuou como pesquisadora titular e professora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) até a sua aposentadoria, em 2007.
Chilena de coração também brasileiro, Eliana era muito querida e admirada pelas e pelos colegas e alunas e alunos. Especialista em políticas públicas de saúde, ajudou a formar muitos sanitaristas, trabalhadores do SUS, professores e pesquisadores. Professora exemplar, sempre buscou promover a igualdade de gênero.
A Abrasco se solidariza com familiares, amigos, colegas e reforça a importância do inspirador legado da professora Eliana Labra, que sempre se esforçou para a construção de uma sociedade livre de desigualdades e com acesso à saúde para todas as pessoas.