A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Zé Ivo Pedrosa, membro fundador do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco e integrante da diretoria nas gestões de 2015-2018 e 2018 – 2021. Sua partida deixa um vazio profundo, não apenas em seus familiares e amigos, mas em todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar de sua sabedoria, afetuosidade e alegria. Mas sua vida vivida com muita vivacidade, nos deixa um legado fundamental para a Saúde Coletiva e a Educação Popular e Saúde.
Zé Ivo nasceu em maio de 1954, na Parnaíba / Piauí, e desde cedo demonstrou uma paixão inabalável pela educação e pela saúde pública. Formado em Medicina, tornou-se um . Sua atuação no Ministério da Saúde, onde coordenou a área de Educação Popular, e na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), foram fundamentais para a consolidação de políticas públicas voltadas para a saúde coletiva e a educação popular.
Zé Ivo foi foi Professor Titular em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde 1981 e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Universidade que ajudou a fundar, nos dois locais influenciou gerações de profissionais, sempre valorizando os saberes populares e a inclusão social. Coordenou a Área de Educação Popular em Saúde no Ministério da Saúde, Brasil, de 2003 a 2010, onde fomentou a construção das Políticas de Equidade e de Educação Popular em Saúde, fundamentais para a equidade no SUS. Era Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1978), Mestre em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1984) e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1997), sempre foi um incansável defensor dos direitos humanos e da participação popular na construção do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de sua trajetória profissional admirável, Zé Ivo foi um ser humano extraordinário, sempre com um sorriso no rosto e uma palavra de encorajamento. Ao se tornar um encantado, como ele mesmo dizia, Zé Ivo deixa sua marca na história da Educação Popular e na Saúde Coletiva Brasileira. A Abrasco se solidariza aos familiares e amigos do professor neste momento de luto.
José Ivo Pedrosa, PRESENTE! PRESENTE! PRESENTE!