NOTÍCIAS 

O dia em que Milton Santos esteve no Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Foto: 2º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, São Paulo, 1999. Arquivo Abrasco.


A Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco surgiu em 1986, no contexto da transição democrática e da constituição do SUS, em meio às reflexões sobre o conceito ampliado de Saúde. O primeiro evento da área aconteceu em 1995, em Curitiba. Tem muita história, e vamos contar uma especial: o dia em que Milton Santos participou de um Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS).

Quem foi Milton Santos?

No final da década de 1970, quando foi publicada a primeira edição de Por Uma Geografia Nova, a geografia vivia uma crise interna no mundo todo, impondo à ciência a necessidade de discussões de ordem metodológica, conceitual e epistemológica. Com este livro, o baiano Milton Santos contribuiu para a superação dos impasses que se apresentavam, propondo uma profunda análise do objeto da Geografia: o espaço, mostrando a necessidade de torná-lo verdadeiramente humano, relacionando-o com outras disciplinas afins.

Além de cientista e geógrafo, ele era jornalista, escritor, advogado e professor universitário brasileiro. A partir de reflexões sobre o espaço e o meio técnico-científico-informacional, Milton Santos também foi responsável por agudas críticas ao processo de globalização capitalista que, segundo ele, seria responsável pela produção de novos totalitarismos e o pensamento único.

Santos também construiu pensamentos importantes sobre a relação entre territporio e sociedade, e  observava o papel da cultura e das lutas populares como espaços de liberdade e de solidariedade, servindo de resistência e contraponto à globalização.

 Em 1999, ele participou do 2º CSHS, em São Paulo, que teve como tema “Ciências Sociais e Saúde: tendências, objetos e abordagens”. Foi um dos palestrantes na mesa redonda “Comunicação e Redes de Poder em Saúde”, com Nilson Alves de Moraes, Ana Clara Torres (UFRJ) e Victor Valla (Fiocruz).

A ementa da atividade tinha a proposta de  “discutir alguns traços e significados dos novos processos comunicacionais e constituição de redes de organização e intervenção como estratégica na produção de sentido sociosanitários e afirmação de poder, face ao cenário de exclusão social, agravamento do quadro sanitário e isolamento sóciopolitico de significativa parcela da população brasileira”. 

Clique para ver a foto original, no Flickr da Abrasco

O 2º CSHS reuniu 578 inscritos, um número expressivo para a época, “membros da comunidade acadêmica das áreas de Saúde Coletiva/ Saúde Pública/ Medicina Social e Ciências Sociais e Humanas, ao lado de profissionais de serviços de saúde, estudantes e pesquisadores”, segundo o relatório científico do evento.

9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

A presença de Milton Santos num espaço da Saúde Coletiva representa a essência das Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a troca de saberes. O 9º CSHS acontecerá em de 30 de outubro a 3 de novembro de 2023, em Recife. O tema é “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”, é a ideia é analisar  os processos de opressão que impactam negativamente a vida e saúde da população brasileira, bem como as nossas práticas e relações sociais. Inscreva-se em www.cshs.org.br.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo