Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Oficinas preparatórias iniciam os debates públicos do 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

Com o objetivo de sistematizar temas centrais ao campo e ampliar diálogos entre distintos olhares sobre o fazer saúde, a Comissão Científica do 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde dá início às oficinas preparatórias do Congresso.

“Queremos pôr os grupos de pesquisa dedicados aos temas das oficinas para debaterem sobre suas metodologias, percepções e diferenças, acumulando e construindo conhecimentos prévios que vão subsidiar as discussões congressuais, em março do próximo ano” detalhou Rosana Onocko Campos, presidente da Comissão Científica.

A primeira oficina está marcada para esta sexta, 23 de outubro, e tem como título: Relações federativas e regionalização no cenário da pandemia de Covid-19: em que e de que forma conseguimos avançar?

Com coordenação de Ana Luiza d`Ávila Viana, as apresentações ficarão a cargo de quatro gestores: Carlos Gabas, secretário-executivo do Consórcio Nordeste; Luiz Neves, prefeito de Piraí e presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro; Cipriano Maia, secretário de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte (SES/RN); e Marcos Antônio Gadelha Maia, secretário-executivo de Políticas de Saúde, da Secretaria do Estado da Saúde do Ceará (SES/CE).

Após as falas, os debatedores representantes de diferentes grupos de pesquisa dedicados ao tema farão suas considerações à luz da literatura e de suas próprias investigações científicas. São eles: Luciana Dias de Lima (ENSP/Fiocruz), André Bonifácio (UFPB), Helena Shimizu (UNB) e Brígida Gimenez (UEL). O grande público é convidado à assistir à sessão, que terá transmissão pela TV Abrasco, canal da Associação no YouTube.


Oficina preparatória do 4º Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

Data: 23 de outubro, sexta-feira, às 14 horas
Título: Relações federativas e regionalização no cenário da pandemia de Covid-19: em que e de que forma conseguimos avançar?

Apresentações de: Carlos Gabas; Luiz Neves; Cipriano Maia, e Marcos Antônio Gadelha Maia
Debatedores: Luciana Dias de Lima, André Bonifácio, Helena Shimizu e Brígida Gimenez.
Coordenação: Ana Luiza d`Ávila Viana
Assista e participe: https://www.youtube.com/watch?v=oxHrYTNYqCY

Confira a agenda das próximas oficinas:

13 de novembro de 2020 – sexta-feira
Tema: APS e redes

11 de dezembro de 2020 – sexta-feira
Tema: Financiamento da Saúde

22 de janeiro de 2021 – quarta-feira
Tema: Educação e Trabalho em Saúde

26 de fevereiro de 2021 – quarta-feira
Tema: Macropolítica

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo