NOTÍCIAS 

Os Congressos de Ciências Sociais e Humanas nas páginas da RADIS

A preservação da memória e da história de muitos dos congressos e simpósios da Abrasco também é feita pelo excelente trabalho da equipe do Programa RADIS, em coberturas jornalísticas que se traduzem  num rico acervo preservado nas reportagens publicadas. O Programa RADIS de Comunicação e Saúde é um programa nacional e permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública, iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. O Programa publicou durante 20 anos as revistas Súmula e Tema (até 2002), além de Dados (até 1996) e o tablóide Proposta – O Jornal da Reforma Sanitária (entre 1986 e 1993), renomeado Jornal do Radis (em duas edições de 1994). Em 2002, o Programa RADIS reuniu todo o acervo de suas publicações em mídia digital com recursos de busca por palavras e expressões e lançou a revista Radis.

Nesta ‘linha do tempo Radis’ estão algumas edições dos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, como o 3º, que foi realizado em Florianópolis, em 2005 e ainda o 4º CBCSHS – que aconteceu concomitantemente com o X Congresso da Associação Latino Americano de Medicina Social e com o XIV Congresso de Associação Internacional de Políticas de Saúde – Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva), em 2007, na capital da Bahia, Salvador.

Acesse aqui a edição em PDF da revista Radis nº 38, que saiu em outubro de 2005, trazendo a matéria ‘Ciências sociais e humanas – Fragilidade da vida — Um futuro indicador de saúde?’. Com edição de Marinilda Carvalho e reportagem de Katia Machado (subeditora), Wagner Vasconcelos (Brasília/Direb), Claudia Rabelo Lopes e Thiago Vieira (estágio supervisionado).

Acesse aqui a edição em PDF da revista Radis nº 61, que saiu em setembro de 2007, trazendo a reportagem de capa ‘4º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde: Quatro dias dourados na Bahia; Entrevista: Mirta Roses Periago “É preciso olhar todas as experiências para não repetirmos problemas já identificados”. Numa cobertura de Adriano De Lavor, Bruno Camarinha Dominguez, Justa Helena Franco e Katia Machado.

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo