Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Os princípios dos Direitos Humanos são essenciais para acesso à saúde

Hara Flaeschen sob supervisão de Vilma Reis

Em comemoração aos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva produziu um Especial sobre o tema, e conversou com alguns especialistas – como Léo Heller, abrasquiano e Relator Especial para água e saneamento básico do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. Dainius Pūras, Relator Especial da ONU para o direito de todos aos mais altos padrões de saúde física e mental, também concedeu uma fala para a Comunicação da Abrasco.

Dainius é médico – especializado em saúde mental e pediatria – professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Vilnius, em seu país natal, Lituânia. É defensor dos direitos humanos envolvido há 30 anos com a transformação de políticas e serviços de saúde pública, com foco especial nos direitos das crianças, pessoas com deficiências mentais e outros grupos em situações vulneráveis. Pūras expôs a importância da DUDH na luta pelo direito à saúde:

“Os valores consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos tiveram enorme contribuição para a consolidação da saúde como direito. A abordagem humanizada, que é a maneira de implementar os direitos humanos na área da saúde, tem sido eficaz no tratamento do HIV / Aids e de outras doenças transmissíveis, bem como no enfrentamento da mortalidade infantil e da mortalidade materna. Essa abordagem precisa ser aplicada a outras áreas de políticas relacionadas à saúde, como doenças não transmissíveis, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva. É sobre princípios de não discriminação e inclusão, cruciais para a garantia de todos os direitos humanos, incluindo o direito à saúde”.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo