
Já está no ar o novo artigo da coluna “A Saúde é Coletiva”, parceria da Abrasco com o portal Outra Saúde. No texto “Brasil: Outro ciclo de polarização?”, Leonardo Avritzer e Rômulo Paes analisam as mudanças recentes no cenário nacional, marcadas pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo impacto dessa decisão nas relações entre Executivo, Legislativo e Judiciário.
A coluna examina como a reaproximação entre centrão e extrema direita, a fragilidade da liderança na Câmara dos Deputados e a atuação de figuras como Arthur Lira podem influenciar a tramitação de temas estratégicos para o governo. Entre os pontos de tensão previstos para o segundo semestre estão a tentativa de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e mudanças no foro privilegiado.
“É de se esperar uma conjuntura extremamente volátil, com possibilidades de crises agudas. Ela exigirá do governo competência para navegar tendo em vista a implementação de sua agenda legislativa e a consolidação de suas bases parlamentar e social.”
Com periodicidade quinzenal, a coluna “Saúde é Coletiva”, trará em seus textos , temas e tópicos relevantes sobre os mais diversos elementos que envolvem a saúde. Neste primeiro ano da inciativa, a dupla responsável pelos artigos é composta pelos pesquisadores Rômulo Paes de Sousa, presidente da Abrasco, e Diana Anunciação, vice-presidente da entidade.
Saiba mais.