
A vice-presidente da Abrasco e integrante do GT Racismo e Saúde, Diana Anunciação, em parceria com o pesquisador Carlos Alberto Santos de Paulo, assina o novo texto publicado na coluna da Abrasco, Saúde É Coletiva, no portal Outra Saúde. Com o título “PL da Devastação, expressão do racismo ambiental”, os pesquisadores debatem sobre o Projeto de Lei 2.159/2021, conhecido como “PL da Devastação”, a partir da perspectiva do racismo ambiental.
Os autores reforçam que, no Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha (25), é preciso levantar-se contra mais esse ataque ao meio ambiente e às comunidades tradicionais no Brasil. Os pesquisadores defendem que o presidente Lula deve vetar o PL, ou condenará territórios negros, quilombolas e indígenas.
Contudo, importante frisar que também vivenciamos um momento em que datas como o 25 de julho e o 19 de abril, dia dos povos indígenas, sugerem o reagrupamento e as mobilizações populares para um contraponto direto ao epistemicídio, reafirmando o papel das mulheres e os conhecimentos ancestrais comunitários que nos trouxe até aqui. Reconhecer e apoiar, nesta data, essas guardiãs negras é ao mesmo tempo, assentir que elas são memória viva da ancestralidade cujos saberes são a chave para a justiça socioambiental e étnico-racial e, sobretudo, que a luta é pela sobrevivência e bem-viver de todas, todos e todxs.