NOTÍCIAS 

Outra Saúde | Uma Só Saúde e Saúde Coletiva: diálogo possível? por Romulo Paes e Carmem Leitão

Criança em uma canoa na comunidade rural de Surara, às margens do rio Purus, no estado do Amazonas. Créditos: Daniel Tregidgo/Pesquisa Fapesp

Já está no ar mais uma edição da coluna da Abrasco no portal Outra Saúde. No artigo “Uma Só Saúde e Saúde Coletiva: diálogo possível?”, Carmem Leitão, vice-presidente da Abrasco, e Rômulo Paes de Sousa, presidente da Abrasco, analisam a consulta pública aberta pelo governo brasileiro sobre o Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde – versão estratégica, que visa contribuir com a prevenção e o controle das ameaças à saúde humana, animal, vegetal e ambiental por meio de ações estratégicas nacionais voltadas à implementação da abordagem integrada, intersetorial e transdisciplinar de Uma Só Saúde.

Os autores destacam que, embora sanitaristas brasileiros sejam críticos ao conceito de Uma Só Saúde disseminado pela OMS — que integra saúde humana, animal e ambiental —, a consulta pública abre espaço para aproximar o plano da realidade e das necessidades do SUS, fortalecendo uma abordagem crítica e contextualizada.


Com periodicidade quinzenal, a coluna “Saúde é Coletiva”, trará em seus textos , temas e tópicos relevantes sobre os mais diversos elementos que envolvem a saúde. Neste primeiro ano da inciativa, a dupla responsável pelos artigos é composta pelos pesquisadores Rômulo Paes de Sousa, presidente da Abrasco, e Diana Anunciação, vice-presidente da entidade. 

Saiba mais.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo