Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

WPHNA Food Policy Conference

Bruno C. Dias

Organizada pela World Public Health Nutrition Association (WPHNA) com o apoio da Rede Europeia contra doenças cardíacas e infartos (EHN), a WPHNA Food Policy Conference  visa rever o status das dietas nutricionais no processo saúde-doença, determinar o impacto que os sistemas alimentares causam à saúde global e explorar políticas públicas que possam efetivamente promover saúde e bem estar, além de alicerçar práticas alimentares culturalmente, ambientalmente e socialmente sustentáveis.

Para isso, são objetivos da Conferência, cujo o tema é Building Healthy Global Food Systems: A New imperative for Public Health:

  • Caracterizar, discutir e construir consensos sobre os significados de conceitos como dietas saudáveis e sistemas alimentares;
  • Identificar articuladores globais que definem atualmente os sistemas alimentares;
  • Descobrir como colocar a saúde e o bem estar como primeiros objetivos dos atores mundiais do setor de alimentação e nutrição;
  • Direcionar os principais desafios globais da área na perspectiva da saúde pública;
  • Rever políticas públicas e iniciativas de sucesso, além de examinar novos cenários para o futuro.

A Oxford Conference tem também como meta continuar a construção da agenda política iniciada no congresso World Nutrition 2012, realizado no Rio de Janeiro, e reiterar a responsabilidade da WPHNA como ator e peça chave na construção da saúde pública nutricional e de populações saudáveis.

O evento será realizado no Keble College, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, entre os dias 8 e 9 de setembro. Os professores Carlos Monteiro, da FSP/USP; Sharon Friel, da Australia National University; David Stuckler, da Oxford University e os gestores Michel Chauliac, do Setor de Nutrição do Ministério da Saúde da França, e Francesco Branca, diretor de Nutrição da Organização Mundial de Saúde, são alguns dos convidados.

O prazo para submissão de resumos é até 30 de maio. Entre os tópicos que serão apreciados nas comunicações coordenadas constam temas como ambiente alimentar; políticas alimentares; sustentabilidade dos sistemas alimentares; segurança alimentar e nutricional; sistemas alimentares e mudanças climáticas; cadeia de suprimentos; precificação e taxação alimentar; marketing em alimentos; agrinutrição; ultraprocessamento de alimentos; definição de dietas saudáveis; efeitos dos sistemas alimentares na saúde.

Confira aqui o site do evento

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo