Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Paineis vão debater temas importantes do cenário da Vigilância Sanitária

Flaviano Quaresma

A programação do 6º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e do 2º Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária, que vão ocorrer em paralelo entre os dias 27 e 30 de outubro de 2013, na PUC/RS, em Porto Alegre, já está definida. No grande número de atividades estão os paineis, que vão movimentar todas as tardes de 28 a 30 de outubro a partir das 15 horas.

O desafio que se coloca aos participantes do evento vai ser a escolha de um único painel por dia, já que as atividades temáticas acontecem de forma simultânea. Entre os temas dos paineis estão “Brasil sem Amianto: até quando esperar”, coordenado por Hermano Castro (ENSP/Fiocruz); “Alvará Já, Segurança Quando? Novos rumos do licenciamento sanitário”, com participação de Jaime Cesar de Moura (Anvisa) entre os expositores; “Vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras: desafios à descentralização e integração de ações nas três esferas de gestão”, com Jaime Brito Azevedo (APEVISA), Karla Freire Baeta (Anvisa) e Natália Streibrenner (SMS de Sant’ana do Livramento/RS); “Normas sanitárias, qualidade dos alimentos e promoção da segurança alimentar e nutricional: desafios e perspectivas”, com Vanessa Schottz (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e Rosilene Mende dos Santos (Anvisa) entre as expositoras.

Temas como “Vigilância em Postos de Combustíveis no Brasil” e “Redução do sódio em alimentos” também são destaques. Gustavo Henrique Trindade, da Anvisa, vai coordenar o painel “Descarte de medicamentos: riscos, soluções e repercussões”, que vai contar com os debatedores Bárbara Abreu (BahiaFarma), Célio Hiratuka (Unicamp) e Fernando Fabriz Sodré (UnB). Outra discussão que vai movimentar a programação de paineis é “Vigilância popular no desenvolvimento: a questão dos agrotóxicos no Brasil”, com Letícia Silva (GT Saúde e Ambiente), Carlos Vaz (DSAST/MS) e Cleber Rodrigues Folgado, da Campanha Nacional Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, que tem grande apoio da Abrasco.

A programação completa dos paineis, mesas-redondas, conferências, encontros e rodas visas pode ser acessada AQUI.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo