Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Para viver Pernambuco: programação cultural do 9º CSHS

Toda a construção do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde é referenciada, também, na história e cultura de Pernambuco, um estado de vanguarda nas lutas e revoluções pela sua independência e nas diversas manifestações culturais. A logomarca, por exemplo, é uma releitura contemporânea do Caboclo de Lança, principal personagem do Maracatu de Baque Solto:

A programação cultural do encontro, que acontecerá de 31 de outubro a 3 de novembro, em Recife, apresentará aos participantes um pouco das tradições pernambucanas. Todas as apresentações acontecerão ao fim do dia, encerrando as atividades. Confira:



31/10 – Cerimônia de abertura

Maracatu Rural Águia Misteriosa
O grupo de Nazaré da Mata tem mais de 30 anos de existência. Eles praticam o Maracatu de Baque Solto, manifestação tradicional que tem como personagem central o Caboclo de Lança: guerreiros de Ogum, descendentes de pessoas escravizadas, que vestem-se com luxo e brilho.

Em Canto e Poesia
O grupo de São José do Egito traz como base estética o repente, a cantoria de viola, o cordel – em diálogo com outras poéticas e musicalidades brasileiras. Promovem um espetáculo de músicas e poesias.

1 de novembro

Forró na Caixa
Banda de Forró de Rabeca, com formação instrumental resultado do legado da cena manguebeat e pós-manguebeat em Pernambuco. Tocam versões de clássicos da MPB, releitura da música de tradição oral da Zona da Mata Norte Pernambucana e músicas autorais. 

2 de novembro

Pouca Chinfra
Um dos principais grupos de samba pernambucano, com mais de 15 anos de experiência em palcos do Brasil. 

3 de novembro

Maestro Oseas
Músico e arranjador tradicional do carnaval da cidade. O trompetista é o animador de alguns dos principais blocos de Olinda, como Elefante, Ceroula, Menino da Tarde, João Travolta e Cariri.

O evento também terá um Ato Político contra a PEC do Plasma e a favor da Legalização do Aborto no Brasil, na manhã de 1º de novembro, atividades da Tenda Paulo Freire e Espaço de Cuidados, Cinema com Ciência, além da intensa programação científica .


Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo