Entre os 18 trabalhos premiados na 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (13ª Expoepi), realizada recentemente em Brasília, um em especial é prova da importância da cooperação técnico-científica desenvolvida pela Abrasco junto a seus associados e parceiros. O trabalho Enfrentamento da tuberculose e hanseníase no sistema prisional como estratégia prioritária do Programa SANAR em Pernambuco, 2011-2012 foi premiado na cerimônia de encerramento do evento.
Desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o trabalho visa a monitorar as duas doenças dentro do sistema prisional do estado. Para a tarefa, médicos e enfermeiros de três unidades prisionais (UPs) foram capacitados para a identificação dos casos. O segundo passo do trabalho foi a criação de grupos focais com os pacientes para melhor enfrentamento das enfermidades e aplicação de cuidados, melhorando a auto-estima dos apenados e interrompendo a cadeia de transmissão das doenças.
A Abrasco é parceira da SES-PE por meio de um convênio de cooperação técnico-científica que viabiliza o assessoramento e apoio aos profissionais da secretaria de Vigilância em Saúde (SEVS/SES-PE) na construção de documentos, formulação de políticas, instrumentos de apoio à gestão da vigilância nas áreas de epidemiologia e avaliação em saúde. A parceria promove também articulação entre instituições de ensino e pesquisa para a realização de estudos e de cursos de formação que integram o Programa SANAR de enfrentamento às doenças negligenciadas no estado de Pernambuco. A parceria foi viabilizada pelo médico sanitarista Eronildo Felisberto, secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual e conselheiro da diretoria da entidade. Durante a 13ª Expoepi o projeto foi apresentado pela enfermeira sanitarista Laís Milena Costa Teixeira, que convidou toda a equipe para a premiação. Leia a comunicação apresentada no evento e saiba mais sobre esse exemplar trabalho.