Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Paulo Amarante é homenageado na Semana de Saúde Mental da UFMG

Com a placa de Honra ao Mérito Antimanicomial, Paulo Amarante, professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz); Coordenador do Grupo Temático Saúde Mental da Abrasco e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), foi condecorado e participou da abertura do pré-congresso International School Franca e Franco Basaglia: Loucura e Direitos, realizado durante a III Semana de Saúde Mentale inclusão Social. A organização do evento é do Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (PASME/UFMG) e as atividades irão até sexta-feira, dia 22.

Além de Amarante, o PASME concedeu a honra a outros nomes do cenário mundial da Saúde Mental, como o italiano Ernesto Venturini, um dos principais parceiros de Franca e Franco Basaglia na primeira intervenção direta à lógica do manicômio nos tempos contemporâneos, conhecida e sistematizada como Reforma Psiquiátrica italiana; o também italiano Roberto Mezzina, médico e atual diretor de Saúde Mental de Trieste e o argentino Gregorio Baremblitt, psiquiatra radicado no Brasil e que vem promovendo, fundador em 1978, do Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições (Ibrapsi) que trouxe pela primeira vez ao Brasil personalidades como Franco Basaglia, Robert Castel, Felix Guattari, Howard Becker, Thomas Szasz, Erving Goffman, Ronald Laing e outros.

Em sua fala, Amarante agradeceu a homenagem e a estendeu a todos os militantes da luta antimanicomial no país. “A importância desse prêmio não é só para mim, mas para todos aqueles que lutam contra os manicônios, a violência psiquiátrica e a medicalização”.

Após a palestra e cerimônia, os presentes partiram para a manifestação pública, realizada na Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte, e que contou com diversas intervenções culturais e a apresentação do grupo carnavalesco Liberdade ainda que tantã (em analogia a Libertas que sera tamen, da bandeira mineira). A semana inteira terá vários eventos e atividades culturais. Confira a programação aqui. Venturini é um dos convidados do 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, que acontecerá de 04 a 06 de junho, em João Pessoa. Ainda há vagas. Saiba mais e participe.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo