POSICIONAMENTO ABRASCO 

Pelo adiamento da escolha de novos coordenadores de áreas da Capes

Foto: Marcelo Cassal/Agência Brasil

Vimos nos manifestar veementemente a favor do adiamento do processo de escolha de novos coordenadores de áreas de avaliação, instituído através do Edital Capes 42/2022, considerando que:

  1. O cronograma da referida consulta, detalhado no Ofício Circular 43/2022, prevê um tempo extremamente exíguo para indicação de novos coordenadores, o que dificultará o envolvimento ampliado e efetivo do conjunto dos PPG, de forma inconsistente com a garantia de boas condições para a manutenção do seu caráter democrático e participativo;
  2. A avaliação quadrienal continua em curso, entrando na fase que faculta aos coordenadores de PPG a apresentação de recurso à nota atribuída ao seu Programa, de forma que a consulta aberta pela CAPES desvia a atenção dos coordenadores dirigida à leitura criteriosa da avaliação recebida e eventual interpelação de recurso devidamente instruído;
  3. É fundamental ao bom curso da presente avaliação quadrienal a manutenção dos atuais representantes de áreas até o término de todo o processo avaliativo, de forma a trazer maior tranquilidade institucional a um percurso já demasiadamente marcado por fortes instabilidades jurídico-políticas.
  4. O calendário oferece apenas cinco dias (14/09 a 19/09) para que os indicados elaborem um conjunto de documentos, dentre os quais, reflexões críticas acerca do processo de avaliação; e outros elementos que entender relevantes para a comprovar a presença dos requisitos para o exercício da função de coordenação de área de avaliação.
  5. Não menos importante, o referido Edital abre a possibilidade para a inscrição de candidaturas avulsas não necessariamente comprometidas com a representação da área na CAPES e com a política de pós-graduação discutidas com os programas em seus fóruns de debate;

Nesse sentido, as entidades aqui subscritas vêm a público manifestar sua clara e forte expectativa de adiamento do processo de escolha de novos coordenadores de áreas de avaliação, junto à Capes.

Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2022,

Assinam essa manifestação:

Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo