Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Perspectivas para a avaliação da APS são debatidas em seminário da Abrasco

Comunicação Abrasco

As perspectivas institucionais, as possiblidades e os caminhos para a avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) foram debatidos na tarde desta terça-feira (3) durante o 3º Seminário de Avaliação em Saúde. O evento promovido pela Abrasco, através do GT Avaliação em Saúde, contou com transmissão ao vivo pelo canal da Abrasco no YouTube (@TVAbrasco).

Os coordenadores do GT Avaliação em Saúde, os pesquisadores Alice Uchoa, Daniela Alba e Victor Aquino, deram início aos trabalhos. Na sequência, foi possível apreciar as falas do convidados, o professor e abrasquiano Luiz Fachinni (UFPel e Rede APS/Abrasco) e o coordenador-geral de Monitoramento, Avaliação e Inteligência Analítica do Ministério da Saúde, Vinícius Oliveira (Fiocruz Bahia/MS). A professora Maria Cristina Calvo (UFSC/Abrasco) foi a responsável pela mediação do encontro.

O professor Luiz Fachinni destacou em sua fala a importância da APS no processo de cuidado dos indivíduos e comunidades e em resposta às necessidades de saúde da população. O que torna a avaliação um elemento-chave para uma gestão baseada em evidências. O sanitarista enfatizou ainda a importância da Estratégia Saúde da Família (ESF) para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Pelo conjunto da evidências, a ESF faz bem para a saúde do nosso país. Temos um conjunto de evidências importante. Além disso, o aprimoramento das avaliações permite estimar carências e a magnitude dos esforços necessários para universalizar a APS e a ESF em nosso país”, declarou.

Vinicius Oliveira, responsável pela área de Monitoramento, Avaliação e Inteligência Analítica do Ministério da Saúde, deu ênfase aos esforços da nova gestão para construir ferramentas eficazes de avaliação que permitam a melhora dos serviços de saúde na APS. “São esforços para buscar um modelo de financiamento que corrija distorções e funcione como um sistema de pesos e contrapesos. Trabalhamos também para entender as necessidades de cada equipe, considerando as particularidades de cada localidade”, afirmou.

O evento virtual foi a 3ª edição do seminário promovido pelo GT Avaliação e Saúde. O grupo atua com o objetivo de desenvolver o campo de monitoramento e da avaliação em saúde no país, por meio de um processo integrativo e incentivador de praticas, técnicas e interlocução entre os membros ativos da Abrasco.

Assista ao evento na integra:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo