NOTÍCIAS 

Pesquisadores são convidados a contribuir para aprimorar processos de fomento à pesquisa

Jornal da Ciência – SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida pesquisadoras e pesquisadores a participarem de uma enquete que visa a mapear percepções sobre o processo de prestação de contas de recursos destinados a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A iniciativa integra uma auditoria em curso no Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de analisar os procedimentos definidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e identificar desafios e oportunidades para aprimorar sua implementação.

A realização da enquete conta com o apoio da SBPC, que atua diretamente na sua divulgação junto à comunidade científica.

O questionário contém nove perguntas, pode ser respondido em cerca de 10 minutos e está aberto até o dia 10 de maio de 2025. As respostas devem considerar exclusivamente experiências com prestações de contas realizadas nos últimos três anos, em projetos apoiados por agências de fomento.

Acesse a enquete neste link.

Contamos com a colaboração da comunidade científica para que o levantamento reflita de forma fiel as experiências dos(as) pesquisadores(as) com os atuais instrumentos de fomento. A SBPC agradece imensamente sua participação, que contribuirá diretamente para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à CT&I no país.

SBPC

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo