Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Prazo para submissão de trabalhos no Abrascão 2015 não será prorrogado

Flaviano Quaresma

Está marcado para 23 de março o último dia para a submissão de resumos para o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2015). A organização do congresso recomenda aos autores que enviem os seus resumos até essa data e não contem com a prorrogação, pois não será possível adiar essa data-limite.

Tradicionalmente, o Abrascão tem sido realizado entre setembro e novembro. Entretanto, em 2015, o evento terá início em 28 de julho por causa da 15ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para novembro, em Brasília, conforme explica o presidente da Abrasco, Luis Eugenio Souza. “Com a antecipação do congresso para o final de julho, as reflexões e os debates que serão realizados no Abrascão poderão subsidiar propostas e teses para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, assim como para as conferências estaduais e municipais”, enfatizou Luis Eugenio.

Se, por um lado, a data do congresso foi antecipada em comparação com as últimas edições, por outro, há prazos a serem cumpridos nas diversas instituições que apoiam a participação de profissionais de saúde, professores e estudantes de pós-graduação e graduação. Como essas instituições priorizam a participação daqueles que apresentarão trabalhos, os congressistas necessitam aguardar o resultado da avaliação dos resumos para encaminharem o pedido de apoio. Assim, o adiamento prejudicaria os autores que necessitam de apoio institucional para participar do Abrascão.

“As instituições fixam prazos internos para analisar a solicitação de apoio e, posteriormente, providenciarem o pagamento da taxa de inscrição, a emissão de passagem e a concessão de diárias. O adiamento do prazo de submissão, necessariamente, impactaria no adiamento da divulgação do resultado da avaliação de trabalhos, pois não temos como reduzir o prazo para avaliação. Além disso, entre a divulgação do resultado e o início do congresso temos 91 dias, o que não é muito para algumas instituições”, explica Thiago Barreto, secretário executivo adjunto da Abrasco.

Mas se sua preocupação é com o pagamento, fique tranquilo. Embora a data limite para envio de resumos seja 23 de março, o prazo final para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores será no dia 15 de julho. Mesmo assim, não deixe de aproveitar o último prazo com desconto no pagamento da inscrição do dia 8 de maio. Veja tabela de preços.

Pagamentos para trabalhos aprovados – Para garantir a sua inclusão na programação do evento e a publicação nos anais, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 15 de julho de 2015. Se o autor responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail inscricao@saudecoletiva.org.br. Caso o apresentador do trabalho (autor ou coautor) não seja o autor responsável, este também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 15 de julho de 2015.

Como todos já sabem, os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do Congresso. Há três categorias de apresentação de trabalhos para seleção no Abrascão: Abrasco Jovem, Relato de Pesquisa e Relato de Experiência em Saúde Coletiva. Há três modalidades de apresentação: Comunicação Oral, Comunicação Oral Curta e Outras linguagens (como teatro, vídeo, performance). Estão disponíveis dois tipos de formulários para o envio dos resumos: Próprio para Relato de Pesquisa e Próprio para Relato de Experiências em Saúde Coletiva.

Abrasco Jovem – Apenas serão aceitos para esta categoria resumos em que o autor principal seja estudante de graduação ou pós-graduação. Sendo assim, os participantes desta categoria deverão informar se são graduandos ou pós-graduandos.

Inscreva-se AQUI.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo