Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Prêmio Eleutério Rodrigues Neto é entregue aos melhores trabalhos do Abrascão 2015

O Prêmio Eleutério Rodrigues Neto foi criado por decisão da Diretoria da Abrasco em reconhecimento a importância desse sanitarista para a Saúde Coletiva e, em especial, da sua atuação na construção do SUS. Com a criação do Prêmio, além de homenagear Eleutério, a Abrasco busca consolidar esse espaço de valorização dos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

O Secretário adjunto da Abrasco, Thiago Barreto explica como a atribuição foi feita – “Os vencedores desse prêmio possuem razões de sobra para se orgulharem. O congresso recebeu 6263 resumos de trabalhos. Todos foram avaliados por dois pareceristas e, excepcionalmente, por três avaliadores. 228 resumos (3,6%) foram recusados por não se enquadrarem no escopo do congresso e 1413 (22,6%) não foram selecionados para apresentação. Os resumos selecionados foram divididos em dois grupos. Por possuírem a pontuação média mais elevada, 1567 (25%) trabalhos foram selecionados para apresentação na modalidade Comunicação Oral. Enquanto isso, 3055 (48,8%) foram selecionados para Comunicação Oral Curta.

De todos os resumos, 42 trabalhos obtiveram a pontuação máxima nas duas avaliações realizadas e, deste reduzido grupo, apenas 17 também foram indicados para concorrer ao Prêmio pelos dois avaliadores. Dos indicados, 14 trabalhos foram apresentados no congresso e foram submetidos à uma nova avaliação. Ela foi realizada por um pesquisador indicado pela Comissão Organizadora do Prêmio e sem conhecimento dos apresentadores. Nas apresentações, quatro trabalhos se destacaram e foram considerados os melhores do congresso. Já os outros dez receberam uma menção honrosa do evento”

Confira a relação completa dos trabalhos vencedores:

Melhores trabalhos:

395 – INFLUÊNCIA DO EXCESSO DE PESO E DA OBESIDADE NOS GASTOS EM SAÚDE NOS DOMICÍLIOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE DA PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES 2008-2009
Daniela Silva Canella (INU-Uerj), Hillegonda Maria Dutilh Novaes (DMP-FMUSP) e Renata Bertazzi Levy (DMP-FMUSP)

2064 – CONDIÇÃO CRÔNICA COMPLEXA (CCC) EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL: MAGNITUDE DAS INTERNAÇÕES, BRASIL, 2013.
Isadora Almeida Ferreira (IFF-Fiocruz), Lívia Almeida Menezes (IFF-Fiocruz), Martha Cristina Nunes Moreira (IFF-Fiocruz) e Erly Catarina de Moura (IFF-Fiocruz).

4425 – MODIFICAÇÕES NO CONSUMO ALIMENTAR DE ADULTOS RESIDENTES EM ÁREA DE ALTA PREVALÊNCIA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR E EXCESSO DE PESO NO RIO DE JANEIRO
Erica Guimarães de Barros (UFRJ) e Rosana Salles da Costa (UFRJ)

4476 – FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS POR PLANOS DE SAÚDE NAS ELEIÇÕES DE 2014
Mário Scheffer (DMP-FMUSP) e Lígia Bahia (IESC-UFRJ)
Menções Honrosas

1398 – O DIÁRIO DE PESQUISA COMO DISPOSITIVO SOCIOANALÍTICO
Luciane Maria Pezzato (Unifesp-Baixada Santista), Carlos Botazzo (FSP-USP) e Solange L’Abbate (FCM-Unicamp)

1546 – GÊNERO E SAÚDE: INTERSEXUALIDADE E AS VIOLÊNCIAS VIVIDAS DENTRO DO HOSPITAL
Shirley Acioly Monteiro de Lima (Unifesp) e Pedro Paulo Gomes Pereira (Unifesp)

3186 – RODAS DE COGESTÃO EM MACAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE: UMA EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR RESOLUTIVA
Vyna Maria Cruz Leite (UnP), Isabel Cristina Araújo Brandão (Unifacex), Vilani Medeiros de A. Nunes (UFRN) e Lyane Ramalho Cortez (UFRN)

3981 – ANEMIA EM CRIANÇAS INDÍGENAS XAVANTE (MATO GROSSO): UMA ANÁLISE ENTRE ALDEIAS SÓCIO-HISTORICAMENTE DIFERENCIADAS
Mayara Eringer Borges (IESC-UFRJ), Renata Mota Lima (IESC-UFRJ), Luana Dantas Nascimento (INJC-UFRJ), Aline Alves Ferreira (INJC-UFRJ), James Robert Welch (ENSP-Fiocruz), Carlos E. A. Coimbra Jr. (ENSP-Fiocruz)

4827 – O DESAFIO DA GESTÃO DE AÇÕES INTERSETORIAIS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Nilia Maria de Brito Lima Prado (ISC-UFBA), Maria Guadalupe Medina (ISC-UFBA), Rosana Aquino (ISC-UFBA), Daiane Castro (ISC-UFBA), Poliana Amaral Rodrigues (ISC-UFBA), Marina Luna Pamponet (ISC-UFBA) e Rosemary da Rocha Fonseca Barroso (ISC-UFBA)

5841 – ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DO SUS E SUAS AGENDAS EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA CUIABANA
Tuanny Karen Souza Ramos (UFMT) e Julio Strubing Muller Neto (UFMT).

6677 – SAÚDE COMO DIGNIDADE: RISCOS, SAÚDE E MOBILIZAÇÕES POR JUSTIÇA AMBIENTAL
Marcelo Firpo de Souza Porto (Fiocruz), Renan Finamore (ENSP/Fiocruz) e Diogo Ferreira da Rocha (ENSP/Fiocruz)

6708 – MODALIDADES DE IMPLICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL
Cláudia Maria Filgueiras Penido (UFMG) e Maria Imaculada de Fátima Freitas (UFMG)

7255 – O POTENCIAL DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Sidney Marcel Domingues (Ministério da Saúde), Mara de Sordi (Unicamp), Cesar Vinicius Miranda Lopes (Ministério da Saúde) e Eliana Goldfarb Cyrino (Ministério da Saúde / Unesp)

7285 – CUSTOS E TEMPO DE PERMANÊNCIA HOSPITALAR DE PACIENTES COM TUBERCULOSE RESIDENTES EM NATAL/RN.
Maria Concebida da Cunha Garcia (EERP-USP), Ana Angélica Rêgo de Queiroz (EERP-USP), Marcela Paschoal Popolin (EERP-USP), Mellina Yamamura (EERP-USP), Juliane de Almeida Crispim (EERP-USP), Luana Seles Alves (EERP-USP), Antonio Carlos Vieira Ramos (EERP-USP), Tatiane Ramos dos Santos Silveira (EERP-USP) e Ricardo Alexandre Arcêncio (EERP-USP).

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo