Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Preparativos do 2º SIBSA discutidos em Belo Horizonte

As Comissões organizadora e científica do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente da Abrasco (2º SIBSA) estiveram reunidas na Universidade Federal de Minas Gerais para discutir detalhes do evento que está previsto para o segundo semestre de 2014, em Belo Horizonte. Em pauta, novas formas de fazer aproximações da academia com os movimentos sociais, organização do conteúdo para o site do evento, além do número temático sobre saúde ambiental, da revista Ciência & Saúde Coletiva.

A reunião aconteceu na quarta-feira 19 de fevereiro, na Faculdade de Farmácia, com vários representantes do GT Saúde e Ambiente da Abrasco, além de movimentos sociais e secretaria executiva da Associação. Na programação cultural do simpósio já está previsto o lançamento do segundo filme de Silvio Tendler sobre agrotóxicos. A abertura do simpósio também terá um caráter experimental com uma mística sobre a ecologia de saberes com o público.

A programação será dividida em 3 eixos temáticos, tendo sempre a questão dos conflitos territoriais como linha agregadora. O 1º eixo trata de Desenvolvimento e Conflitos Territoriais, o relacionamento entre o campo e a cidade. O 2º eixo trata da Experiência de Saberes, as tensões e alternativas na “indústria da dúvida”. O 3º e último eixo tem como tema as políticas públicas, quando essa política dialoga com a estratégia para a promoção da saúde.

Fórum de Ecologia de Saberes

O 2º SIBSA fechará cada dia de sua programação com o Fórum de Ecologia de Saberes, um espaço de duas horas, cuja organização será protagonizada pelos movimentos sociais:

1º dia: painel sobre os conflitos territoriais em curso no Brasil. Tema: “Os conflitos que vivemos, os caminhos da luta e alternativas que construímos”.

2º dia: debate do tema “O que esperamos da ciência e das universidades”.

3º dia: apresentação das demandas aos responsáveis pelas políticas, previamente convidados, que se posicionarão tema do dia “Nossas demandas às Políticas Públicas”.

Número temático da Revista de Ciência & Saúde Coletiva

Está aberta a Chamada Pública para o número temático da Revista Ciência & Saúde Coletiva que deverá ser lançada no 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente. Os assuntos dos artigos devem se adequar ao escopo do Simpósio que reunirá pesquisadores, professores, alunos, profissionais de serviços e ativistas dos movimentos sociais relacionados à crise socioambiental e seus reflexos na saúde humana com o lema Desenvolvimento e conflitos territoriais: Ciência e movimentos sociais para a justiça ambiental nas políticas públicas.

Parceria 2º SIBSA e Secretaria de Saúde de Belo Horizonte

Durante a reunião das Comissões do 2º SIBSA, o presidente do simpósio, Hermano Castro, foi recebido pelo secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta. Em pauta, possíveis parcerias para o evento. Pimenta afirmou que a secretaria municipal de Saúde dará o apoio necessário para a realização do Simpósio. “Ficamos muito felizes que a Abrasco tenha escolhido Belo Horizonte para um encontro tão importante como este, trazendo a saúde coletiva e seus pesquisadores e profissionais para o debate na capital mineira” enfatizou o secretário.

Além do secretário executivo adjunto da Abrasco, Thiago Barreto, estiveram presentes na Reunião os representantes do GT Saúde e Ambiente da Abrasco: Leiliane C. André, Léo Heller, Hermano Castro, Lia Giraldo, Vera Blanck, Ary Miranda, William Waissman, Marcelo Firpo e Guilherme Franco Netto. Pelo skype participaram Volney Magalhães e Fernando Carneiro. Como representantes de Movimentos Sociais: Ivonete Gonçalves, Alan Tygel e Bianca Rückert. E ainda representando a empresa organizadora, Vinícius Ramos.

Mais imagens em nosso facebook 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo