Nesta quinta-feira (1/6), Rosana Onocko representou a Abrasco na Cúpula Social MERCOSUL 2023, que aconteceu virtualmente. Ela participou do painel “Saúde, Ciência e Tecnologia: políticas públicas e fortalecimento da capacidade de enfrentamento de pandemias, pós-pandemias, desenvolvimento de vacinas e inovação”, juntamente com pesquisadores e profissionais da saúde da Argentina, Paraguai e Colômbia.
Rosana afirmou que para fortalecer a democracia e a construção de uma sociedade saudável – menos violenta e mais empática – é preciso que o Estado se responsabilize pela continuidade das políticas públicas e pela garantia de direitos. Ela defendeu, ainda, que é preciso ter a esperança como importante construção cultural.
A mesa foi mediada por Diego Hurtado (CONICET/Argentina), e participaram como palestrantes Ricardo López (presidente da Federación Argentina de Entidades de la Salud Solidaria), Luz Maria Schembori (Club de Leones/ Paraguai) e Elkin Martínez (Instituto Terapéutico Psicoanalítico del Oriente/Colômbia).