
Imagen

Imagen
O presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Rômulo Paes de Sousa, esteve no Paraguai para participar do “A saúde em todas as políticas”, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Assunção com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Na ocasião, Paes de Sousa apresentou a conferência “Saúde em Todas as Políticas: Utopia ou necessidade política?”, em que destacou a importância do compromisso multisectorial para integrar políticas sociais, econômicas e sanitárias. “Esse enfoque exige uma visão transversal e holística, que reconheça a determinação social, econômica e ambiental da saúde e vá além do setor sanitário. É preciso agir em todos os níveis de governo para alinhar políticas públicas ao bem-estar coletivo e, assim, construir sistemas mais resilientes, sustentáveis e centrados nas pessoas”, afirmou o presidente da Abrasco.
Durante a visita, o presidente da Abrasco também esteve no Instituto Nacional de Saúde (INS) do Paraguai, onde foi recebido pela diretora Cristina Caballero e sua equipe técnica. O encontro reforçou laços de cooperação entre Fiocruz e INS, com foco em pesquisa e formação de profissionais de saúde, em articulação com a OPAS.
O congresso contou ainda com a participação do infectologista brasileiro Marcos Boulos, professor sênior da Faculdade de Medicina da USP, que ministrou a conferência sobre o conceito de Uma Saúde, enfatizando a necessidade de respostas integradas diante das ameaças à saúde na interface entre humanos, animais e meio ambiente.
Esta série de conferências e encontros integra um esforço conjunto da OPAS, de instituições nacionais paraguaias e de entidades acadêmicas para fortalecer um modelo de saúde pública integral, participativo e centrado nas pessoas no Paraguai.
+ Saiba mais sobre 1º Congresso Nacional de Saúde Pública do Paraguai