“O que as trabalhadoras e os trabalhadores de saúde passaram durante a pandemia não pode ser esquecido. Precisa ser estudado e ficar registrado. Precisa, sobretudo, servir de ensinamento para que nossas políticas públicas sejam aprimoradas e para que situações como as enfrentadas justamente por aqueles que salvam vidas nunca mais se repitam”, escreveu o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em editorial da revista Ciência & Saúde Coletiva.
O texto “Aprender com a pandemia – e não repetir os erros” abre a edição de outubro da publicação, que aborda a questão da saúde mental e as condições de trabalho dos trabalhadores da saúde no contexto da COVID-19 no Brasil.
Confira alguns artigos temáticos da edição:
Resiliência, depressão e autoeficácia entre profissionais de enfermagem brasileiros na pandemia de COVID-19
Artigo analisou os níveis de resiliência, depressão e autoeficácia entre profissionais de enfermagem brasileiros na pandemia de COVID-19. Estudo transversal analítico realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2020.
Condições de trabalho e saúde mental de agentes comunitários de saúde na pandemia de COVID-19
Estudo analisou a prevalência de ansiedade e depressão associada às condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) no contexto da pandemia de COVID-19. Estudo transversal, realizado no norte de Minas Gerais.
Carregando vidas e mortes: o cotidiano de trabalho de maqueiros hospitalares no contexto da COVID-19
Este artigo analisa o cotidiano de trabalho de maqueiros em um Hospital Federal de Ensino e Pesquisa no contexto da COVID-19, explorando os aspectos subjetivos referentes ao trabalhar em constante contato com a morte e à invisibilidade a que esses trabalhadores estão submetidos.