Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Professora Ethel Leonor Noia Maciel assume o cargo de vice-reitora da UFES

Vilma Reis com informações da Universidade Federal do Espírito Santo

A professora e pesquisadora da Ufes, Ethel Leonor Noia Maciel, assume nesta quinta-feira, 14, o cargo de vice-reitora da Universidade. A portaria 2.936, de nomeação da professora, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta e foi assinada pelo reitor Reinaldo Centoducatte.

Graduada em Enfermagem pela Ufes, a professora possui mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University e pela UC Berkeley School of Public Health (ambas nos Estados Unidos).

Ethel Maciel é professora associada do Departamento de Enfermagem da Ufes, com atividades no campo da Saúde Coletiva, principalmente na área de Epidemiologia. É coordenadora de área da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB), membro da Comissão de Epidemiologia e do Conselho da Diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Entre 1995 e 2008, a professora coordenou o Centro de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), ligado ao Núcleo de Doenças Infecciosas. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Ufes no período de 2008 a 2010, no qual atualmente é coordenadora adjunta. No período de 2008 a 2010 coordenou também o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Desafio – A professora afirmou que recebeu com surpresa o convite: “É um desafio ocupar este lugar. Vou dedicar o compromisso de toda uma carreira para fazer o melhor pela Universidade. Aceitei o convite pelo desafio de poder contribuir num outro nível, um nível macro. Meu objetivo é ajudar a colocar a Ufes no melhor patamar possível”, destacou. A vice-reitora ressaltou ainda que, entre os seus objetivos, está melhorar a qualidade da graduação e da pós-graduação.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo