O programa Vozes da Saúde Coletiva chega ao seu terceiro episódio. Neste mês, a conversa é sobre a resiliência dos sistemas de saúde, tema da edição de junho da Revista Ciência & Saúde Coletiva, intitulada “Por um desempenho mais resiliente do SUS: políticas, práticas e tecnologias”. A partir das experiências acumuladas no enfrentamento de crises, o programa convida à reflexão sobre a capacidade do SUS de fortalecer sua adaptação e resposta, superar desigualdades históricas e garantir cuidado contínuo, equânime e de qualidade mesmo em contextos adversos.
Participam do debate dois importantes nomes da saúde coletiva: Romeu Gomes, pedagogo, doutor em Saúde Pública pela Fiocruz, editor-chefe da Revista Ciência & Saúde Coletiva, pesquisador 1A do CNPq e referência nacional em temas como gênero, masculinidades e antropologia da saúde; e Alessandro Jatobá, biomédico sanitarista, professor da Fiocruz e autor do editorial da edição de junho. Pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) e fundador do Laboratório ResiliSUS, Jatobá atua com foco em inovação, governança e adaptação do SUS frente a crises. A apresentação é feita por Luanna Rocha.
O programa “Vozes da Saúde Coletiva” é uma iniciativa da Revista Ciência & Saúde Coletiva, em parceria com a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Com periodicidade mensal, tem como objetivo ampliar o alcance do conhecimento científico, aproximando saberes acadêmicos da realidade cotidiana da população.
O terceiro episódio está disponível no Youtube e no Spotify.
+ Acesse a edição de junho da Revista Ciência e Saúde Coletiva.