Como estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no nosso país, a Promoção da Saúde visa criar mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade, que defendam radicalmente a eqüidade e incorporem a participação e o controle sociais na gestão das políticas públicas. A síntese foi publicada em 2006, no documento brasileiro da Política Nacional de Promoção da Saúde.
O coordenador do GT Promoção da Saúde da Abrasco, Marco Akerman complementa que o grupo se propõe, em Goiânia, promover diálogos com os demais Grupos Temáticos da Abrasco e representantes dos diferentes níveis de atenção e gestão buscando identificar convergências (atuais e futuras) para a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde –PNPS, relançada no final de 2014 – ‘Neste contexto, será importantíssimo discutir a inserção da PNPS nos Plano de Governo, PPAs dos Estados e propostas da XV CNS, considerando suas etapas municipais, estaduais e a nacional e, ainda, a articulação com todos os setores dos governos, sociedade civil e não apenas a saúde’, explica Akerman.
Além das atividades lideradas e/ou propostas pelos representantes do GT Promoção da Saúde identificadas na programação, destaca-se o esforço empreendido ao longo da preparação do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva mediante a realização de muitos encontros presenciais e não presenciais, para com outros GT produzir uma agenda integrada de atuação. Resultante destes movimentos, muitos participantes, também, se beneficiarão das atividades intituladas InterGTs – ‘Considerando ainda a realização da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde em maio de 2016, em Curitiba, pretendemos neste Abrasão divulgar, discutir propostas e mobilizar representantes das cinco macro regiões do Brasil para seguir dialogando com abrangência mundial’ reforça Akerman, professor titular do Departamento de Prática em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Confira as atividades do GT Promoção da Saúde:
SEGUNDA-FEIRA 27 DE JULHO
Oficina Abrasco na Implementação da PNPS
Coordenador: Marco Akerman – FSP/USP (SP)
SEGUNDA e TERÇA-FEIRA 28 DE JULHO
Oficina Como Tornar Viva a Nova PNPS nas Diferentes Regiões do Brasil? Diversidades, Iniquidades e Singularidades. (continuação)
Coordenadora: Regiane Rezende – OPAS/Brasil (DF)
TERÇ-FEIRA 28 DE JULHO
Curso C9 – Construção de Planos Locais para Territórios/Ambientes Saudáveis
Coordenadora: Ronice Franco de Sá – NUSP/UFPE (PE)
Expositor: Maria do Socorro Machado Freire – NUSP/UFPE (PE)
Expositor: Rosane Paula de Senna Salles – NUSP/UFPE (PE)
QUARTA-FEIRA 29 DE JULHO
Mesa Redonda M47 – Desocultando a Determinação Social no Enfrentamento das Violências: Equidade e Cultura da Paz
Coordenadora: Dais Gonçalves Rocha – UnB (DF)
Expositor: Maria Cecília Minayo – Claves/Fiocruz (RJ)
Expositor: Marta Silva – SVS/MS (DF)
Expositor: Maria José Gomes – NUSP/UFPE (PE)
QUINTA-FEIRA 30 DE JULHO
Mesa Redonda M46 – Como Tornar Viva uma Política? PNPS o Processo Continua!
Coordenador: Carmen Fontes de Souza Teixeira – UFBA (BA)
Expositor: Marco Akerman – FSP/USP (SP)
Expositor: Sonia Brito – Ministério da Saúde (Brasil)
Expositor: Fernando Passos Cupertino de Barro – CONASS (GO)
SEXTA-FEIRA 31 DE JULHO
Mesa Redonda M48 – Práticas Integrativas e os Processos de Aprendizagem
Coordenadora: Ronice Franco de Sá – NUSP/UFPE (PE)
Expositor: Joan Roura – Fundação David Lynch (Brasil)
Expositor: Farah Shroff – University of British Columbia (Canadá)