Nova produção de antologias, pesquisa e novos integrantes vão marcar o trabalho do Grupo Temático Educação Popular e Saúde neste ano de 2023. O Grupo realizou duas oficinas e uma reunião no pré-congresso do Abrascão 2022, em Salvador.
A primeira oficina, realizada no sábado, 19, foi dedicada à metodologias em Educação Popular. Para a coordenação do Grupo, composta por Luanda Lima, Renata Pekelman e Vera Dantas a atividade foi positiva por possibiitar a construção de redes com pessoas que ainda não compunham o GT e ampliação do diálogo com demais movimentos de Educação Popular, num momento de construção coletiva e encaminhamentos metodológicos e troca de experiências.
A segunda oficina, realizada na manhã de domingo, 20, foi voltada para a continuidade do projeto de Antologias da Educação Popular e Saúde. Para a nova edição, as entrevistas serão centradas em sujeitos coletivos, representantes de lutas populares vivenciadas dos anos 1960 até hoje, tanto em âmbito nacional como experiências locais, com grande contribuições de materiais de suporte. Eymard Mourão e Noemi Krefta, do movimento de mulheres camponesas, são duas das pessoas já entrevistadas e que estiveram presentes na oficina.
Já a reunião de planejamento do GT aconteceu domingo à tarde. O encontro teve momento de acolhimento de novos integrantes e apresentação da trajetória e das frentes de ação do Grupo, como as ações debatidas nas oficinas, o boletim de Educação Popular e a pesquisa Experiências e práticas de Educação Popular e Saúde nos territórios da Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da crise sanitária brasileira, sobre a inserção e capilaridadade do movimento de educação popular no SUS. O formulário já se encontra aberto e o prazo para participação é até 30 de maio. Saiba mais