NOTÍCIAS 

Quarto episódio do podcast Vozes da Saúde Coletiva discute os desafios da atenção primária na cidade do Rio de Janeiro

O quarto episódio do programa Vozes da Saúde Coletiva já está no ar! Neste mês, a conversa celebra uma tripla marca histórica: os 460 anos da cidade do Rio de Janeiro, os 15 anos da Reforma dos Cuidados Primários no município e os 20 anos da Missão dos Cuidados em Saúde Primária de Lisboa e Vale do Tejo.

Inspirado na edição temática de julho da Revista Ciência & Saúde Coletiva, o episódio explora os aprendizados, avanços e desafios da atenção primária à saúde na capital fluminense. Essa experiência transformou o cuidado e ampliou o acesso a serviços de saúde para mais de 5 milhões de cariocas.

O episódio conta com a participação de dois convidados que acompanham de perto esse processo: Fernanda Adães, subsecretária-geral da Secretaria Municipal de Saúde do Rio e autora de dois artigos desta edição da revista, e Luiz Felipe Pinto, doutor em Saúde Pública, professor da UFRJ, coordenador da Rede OTICS Rio e um dos autores do editorial de julho. A mediação é feita por Luanna Rocha.

Durante a conversa, são abordados os marcos da reforma iniciada em 2009, os efeitos da contratualização baseada em resultados, o papel da tecnologia na gestão da atenção primária e a importância do compromisso coletivo para sustentar políticas públicas que fazem do SUS um verdadeiro patrimônio social. O episódio ajuda a compreender por que cuidar da atenção primária é essencial para garantir o futuro da saúde pública no Brasil, além de mostrar como experiências locais podem inspirar transformações em âmbito nacional.

Idealizado e realizado pela Revista Ciência & Saúde Coletiva, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o programa está disponível nos formatos de podcast e videocast, ampliando o alcance do conhecimento científico e criando novos espaços de escuta, reflexão e diálogo.


Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo