
A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) da Abrasco realiza a segunda edição da série de seminários especiais com foco na APS e Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). O tema deste encontro é “Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada no SUS: reflexões para uma integração assistencial oportuna, efetiva e centrada no usuário”. O debate acontecerá virtualmente, às 9h de 31 de outubro de 2025, com transmissão ao vivo pelo canal da Abrasco no YouTube (@TVAbrasco).
Com a Política Nacional de Atenção Especializada (PNAE), Portaria GM/MS Nº 1.604, de outubro de 2023, inicia-se o debate para a integração assistencial, considerada uma demanda histórica do SUS. Dessa forma, o objetivo do evento é promover esse diálogo e fortalecer a relevância de uma abordagem articulada para a APS de base territorial, comunitária e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde no SUS.
Entre os convidados e participantes, além de estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Abrasco marcarão presença no seminário.
Após a abertura, que será conduzida pelos pesquisadores e abrasquianos Luiz Augusto Facchini e Ligia Giovanella, dupla à frente da Rede APS, acontecerá a rodada de apresentações, que será coordenada por Sandro Batista (UFGO/Rede APS).
A primeira apresentação será sobre a “Implementação da Política Nacional de Atenção Especializada”, conduzida pelo coordenador de Planejamento e Programação do Componente Ambulatorial do Ministério da Saúde, Gustavo Felinto. Na sequência, a pesquisadora Magda Moura de Almeida, que integra a Rede APS, apresentará a nota técnica “Reflexões para uma integração assistencial oportuna, efetiva e centrada no usuário: Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada no SUS”.
A última atividade será a apresentação “Integração entre a Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada” pela coordenadora de Articulação de Redes de Atenção no Ministério da Saúde, Natali Pimentel Minóia. Por fim, os comentários sobre as apresentações e o debate contarão com as contribuições de Luciana Vieira (Conass); Fabiano Guimarães (SBMFC); Laís Pimenta (ABEn-ABEFACO) e Marcos Alex (Abrasbuco).
Serviço
O quê? Seminário – Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada no SUS: reflexões para uma integração assistencial oportuna, efetiva e centrada no usuário
Quando? Às 9h de 31/10/25
Por onde acompanhar? Canal da Abrasco no YouTube


