Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Relatórios sobre o SUS produzidos por Abrasco e ENSP são entregues em reunião do CNS

Comunicação Abrasco

Os relatórios produzidos a partir da parceria entre Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Observatório do SUS da ENSP/Fiocruz foram apresentados na 356ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O material é resultado do ciclo de seminários que discutiu os desafios estruturais do SUS e tem como objetivo propor alternativas para o aperfeiçoamento deste sistema, olhando para: carreira, regionalização e financiamento.

Na reunião, a presidente da Abrasco, Rosana Onocko, destacou a importância desse tipo de iniciativa: “Faz sentido isso em termos de nossa responsabilidade social. Nós concentramos um monte de pesquisadores estudiosos de diversos temas, e não serviria de nada se não fôssemos capazes de colocar isso em uma linguagem acessível e prática, para que possa se aproximar tanto dos usuários quanto dos trabalhadores e dos gestores do SUS”.

Consolidação das proposições

O ciclo de seminários e os relatórios produzidos a partir destes representam um importante passo em direção ao fortalecimento do diálogo e à formulação de estratégias concretas para enfrentar alguns dos desafios estruturais do SUS. Consolidando as proposições e os elementos discutidos nas mesas temáticas e nos grupos de trabalho de cada seminário, o Observatório do SUS e a Abrasco tornam públicos tais documentos com objetivo de fornecer subsídios e proposições para o aperfeiçoamento e fortalecimento do SUS. 

Confira cada relatório na integra:

Confira também os episódios temáticos do podcast da Abrasco:

“Como desatar o nó do financiamento do SUS?”, que debate o relatório do primeiro seminário.

“Como atender as necessidades regionais do SUS?”, que debate o relatório do segundo seminário.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo