Fruto do esforço de nove instituições de ensino e pesquisa distribuídas em cinco estados, a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família – Renasf – irá oferecer neste ano 103 vagas no programa de mestrado profissional em Saúde da Família. As inscrições começam em 20 de março e vão até 10 de abril.
Os interessados devem possuir diploma de graduação em saúde e exercer atividade profissional de gestão, atenção e preceptoria em serviços relacionados à Estratégia Saúde da Família. Para este ano, as linhas de pesquisa são: Promoção da Saúde; Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde, e Educação em Saúde.
O candidato só poderá disputar uma única vaga para o programa e sua inscrição deve ser feita diretamente no site da instituição nucleadora de interesse. Para concluí-la, é importante seguir o trâmite de entrega de documentos de acordo com as normas de cada instituição. A seleção contará com prova de conhecimentos específicos, avaliação de currículo, e análise e arguição de anteprojeto. A exceção é a Universidade Federal da Paraíba, que exige ainda a aplicação da prova de inglês em seus processos seletivos.
Além da UFPB, compõem a Renasf as seguintes instituições: Fundação Oswaldo Cruz, Unidade Ceará (FIOCRUZ/CE); Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Federal do Piauí(UFPI). Confira aqui o edital.