NOTÍCIAS 

Reorganização da Secretaria Executiva da Abrasco

Comunicação Abrasco

Elisa Mendonça – Foto: Acervo

A Secretaria Executiva da Abrasco inicia 2022 com uma nova composição. Elisa Mendonça chega para compor o time de profissionais da Abrasco como Secretária-Executiva Adjunta. Ela substitui Dayana Rosa, que integrou a equipe entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021 e desligou-se da Associação para seguir novos projetos pessoais e profissionais.

A nova Secretária-Executiva Adjunta é graduada em Nutrição, especialista em Saúde Pública e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde (PPGANS) do Instituto de Nutrição/UERJ. Na dimensão profissional, trabalhou com formação em saúde na ENSP/Fiocruz e no Centro Universitário Celso Lisboa e, nos serviços de saúde, atuou no Centro de Referência em Obesidade da Prefeitura do Rio de Janeiro e em Núcleos de Ampliados à Saúde da Família (NASF-AB) e na equipe de Apoio Técnico Institucional à Superintendência da Atenção Primária no Estado do Rio de Janeiro (SAPS/SES-RJ). Sua experiência mais recente foi junto ao Terceiro Setor, como analista de saúde no Instituto Desiderata, voltado para ações de prevenção, cuidado, estudos, pesquisas, monitoramento, mobilização e advocacy no tema da obesidade em crianças e adolescentes, onde atuou com ênfase nos ambientes alimentares, noção sindêmica entre a obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, determinantes sociais da saúde e racismo estrutural.

Elisa recebe o desafio com entusiasmo: “Estar hoje como Secretária-Executiva Adjunta da Abrasco é uma honra e uma grande satisfação pessoal. Encaro esse desafio como uma importante oportunidade de contribuir com o fortalecimento do SUS e das políticas públicas de saúde, ainda mais neste momento tão delicado em que nosso país vive. A Abrasco é uma das entidades de resistência em defesa da ciência e do SUS, e início essa jornada com muito entusiasmo e determinação para apoiar na realização das atividades da Associação.”

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo