Definição do fluxo de informações e ajustes na programação marcam a Reunião Preparatória do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (VI CBCSHS ). Pela manhã, foi feito um levantamento minucioso dos palestrantes e convidados ainda não confirmados, além da definição dos canais de comunicação entre os comissão científica, coordenadores e participantes.
A programação já está disponível no site e os autores e palestrantes devem confirmar presença e pagamento de inscrição.Caso não tenham recebido confirmação de registro e senha por e-mail, devem fazer contato pela área Fale Conosco da página ou junto à Secretaria Executiva da Abrasco, representada na Reunião por Júlio Wong e Carlos Silbva (fotografia). Para confirmar a aprovação do trabalho e finalizar o processo de inscrição, é fundamental o congressista entrar na área restrita do site do VI CBCSHS com nome de registro (login) e senha e validar a presença e pagamento da inscrição, garantindo assim a publicação do resumo nos anais do encontro. Não haverá possibilidade de pagamentos nem de inscrição de ouvinte no Congresso, bem como dos mini-cursos, que também devem ser confirmados e pagos na mesma página.
“O grande trunfo deste evento é a abertura de diálogo com prioridade na interação entre público participante e organização do congresso. Por isso, estamos fazendo todos os esforços no sentido de resolver estas questões antes da próxima reunião da Comissão”, esclarece a professora Roseni Pinheiro (fotografia), do LAPPIS/Uerj e presidente do Comissão Organizadora Local.
A data do “ensaio geral” está marcada para 23 e 24/09, no Rio de Janeiro, quando as comissões estarão junto com os coordenadores dos GTs para finalizar as últimas orientações, como o reconhecimento do espaço da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e definição das listas de convidados para as oficinas. No entanto, antes dessas datas, é necessário que os coordenadores confiram nomes e horários de mini-cursos, oficinas e palestras propostas por seus GTs.
Memória, perfil e cultura: Ao final do encontro, a Comissão Local passou os informes das iniciativas do projeto memória, que contemplam a sistematização de documentos, depoimentos e informações sobre a constituição das ciências sociais e humanas no contexto da saúde coletiva brasileira, além do projeto perfil e da programação cultural do VI CBCSHS. “Vamos trabalhar a linha do tempo de construção desse campo, da sua comissão dentro da Abrasco e de seus eventos, vis a vis ao contexto acadêmico-científico e sócio-político vivenciados pela sociedade brasileira”, comenta Roseni.
As artes darão unidade ao projeto, por meio de expressões performáticas e de identidade visual. A ideia é que tais manifestações estejam presentes em todo o espaço do CBCSHS, do Teatrão às salas de conferências, e imprimir assim a dinâmica de ocupação cultural. Já projeto perfil visa o levantamento de dados e temas dos pesquisadores das ciências sociais e humanas em saúde.
Para Roseni Pinheiro, é importante que os participantes estejam dispostos a apreender novas visões e possibilidade para a Saúde Coletiva. “Não há divórcio entre os campos das políticas públicas e da produção acadêmico-científica das ciências sociais e humanas em saúde. Elas podem até se apresentar, por vezes, distintas, mas nunca separadas”, frisa a professora, ao destacar, na programação, mesas-redondas e grandes debates que vão buscam discutir, entre outros temas, a influência do pensamento teocrático no Brasil contemporâneo e a re-emergência das manifestações sociais. “Quando convidamos deputados, líderes e atores políticos e pesquisadores, criamos condições de um debate ampliado e inclusivo, em sintonia com o momento atual. Queremos que o público venha com a mentalidade de acolher uma diversidade de perspectivas epistemológicas, metodológicas e teóricas que nos auxiliam no entendimento do que está acontecendo na vida cotidiana das pessoas”.
Também membro da comissão local, o professor André de Oliveira Mendonça (fotografia) anunciou que a comissão local já está em fase de conclusão das atrações junto com o setor cultural da Universidade. Corais, conjuntos jazzístico e de rock e projetos que juntam samba e saúde estão entre as atrações musicais. Haverá ainda exibição de filmes e vídeos organizados pela Vídeo-Saúde.
O VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, acontece entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Essa sexta edição tem como tema central “Circulação e Diálogo entre Saberes e Práticas no Campo da Saúde Coletiva”.