NOTÍCIAS 

Revista Ciência & Saúde Coletiva: 30 anos

Foto: Abrasco

Para iniciar as comemorações dos 30 anos da Revista Ciência & Saúde Coletiva, editada pela Abrasco, uma edição que registra a história e contribuições do periódico foi lançada. Disponível para leitura em Acesso Aberto, o número temático conta com 30 artigos e o editorial, assinado pelo presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa.

A primeira edição da Ciência & Saúde Coletiva foi publicada em 1986 e contou com 15 artigos, assinados por pesquisadores como Gastão Wagner, Antônio Ivo de Carvalho, Jairnilson Paim, Rita Barata e Glória Teixeira. Entre os temas pesquisados e debatidos estavam as políticas de saúde, epidemiologia e estratégias de comunicação e saúde.

Além de ser um espaço para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias, a Revista trouxe diversas contribuições para o campo da Saúde Coletiva e sua história se mistura com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), como registra Rômulo Paes de Sousa no editorial da edição comemorativa.

“A C&SC surge em um momento de efervescência da efetiva implantação do SUS, ocorrida dois anos antes, que fez crescer a demanda por profissionais qualificados em saúde pública e na vigência do estímulo à qualificação dos docentes do ensino superior no Brasil e do ensino de pós-graduação no Brasil. A Revista ajudou a formatar o conceito de saúde coletiva como campo multidisciplinar de investigação, ensino e prática profissional. E ocupou junto com a Abrasco grande relevância na constituição de uma institucionalidade para a área”, escreveu.

A pesquisadora Cecília Minayo, que além ter sido a primeira representante de área da Saúde Coletiva junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ex-presidente da Abrasco, está à frente da editoria científica do periódico desde a sua fundação. Em artigo publicado nesta edição sobre a constituição do campo da Saúde Coletiva, Minayo detalha como a Ciência & Saúde foi pensada.

“As decisões de origem foram: fazer uma revista temática com a ideia de superar a individualização de disciplinas e congregar o pensamento criativo dos pesquisadores em assuntos relevantes que necessitassem de aprofundamento; abarcar a discussão sobre saúde coletiva em todas as áreas de Ciências da Saúde até o limite; incluir no Corpo Editorial pesquisadores de todo o país”, explicou.

Ao longo dos anos, a Revista se consolidou como um dos principais periódicos do campo da Saúde, com destaque nacional e internacional. Classificada na categoria A1 no Qualis/Capes, a Ciência e Saúde Coletiva possui fator de impacto 1,2 (2025) e há mais de cinco anos se mantém no 1º lugar no ranking do Google Acadêmico dentre todos os periódicos científicos brasileiros.

Confira alguns artigos publicados nesta edição:

Do nascimento à maturidade da Ciência & Saúde Coletiva

Associativismo e tematização do campo: duas marcas da Revista Ciência & Saúde Coletiva

Abordagens teórico-metodológicas e marcadores das dife­renças: um olhar para a área de Ciências Sociais em Ciência & Saúde Coletiva

A Epidemiologia na Revista Ciência & Saúde Coletiva: aná­lise do ano de 2024

A produção científica em Nutrição na Revista Ciência & Saúde Coletiva (2020-2024)

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo