A Revista Ciência & Saúde Coletiva, periódico da Abrasco consolidado como uma das principais publicações científicas da área no Brasil, teve uma celebração especial durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão). A mesa ‘Sessão Comemorativa dos 30 Anos de Ciência & Saúde Coletiva’ marcou as três décadas da revista, que em 2023 alcançou a classificação A1 – o mais alto estrato de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Qualis/CAPES).
Coordenada pela abrasquiana e pesquisadora emérita da ENSP/Fiocruz Cecília Minayo, editora-chefe da publicação, a revista desempenha papel fundamental na difusão do pensamento científico e intelectual da Saúde Coletiva no país.
Durante a sessão comemorativa, realizada no último dia de atividades do 14° Abrascão (3/12), Minayo – que também foi recentemente reconhecida pela Academia Mundial de Ciências – recebeu uma homenagem por sua trajetória e por sua contribuição decisiva para a consolidação da revista, em nome de todos que tornam sua existência possível.
“Esta comemoração reflete empenho, persistência e, sobretudo, propósito, perspectivas e ações que tornaram a revista tão importante para o país. Esse reconhecimento é compartilhado por pesquisadores, autores, leitores, equipe editorial, avaliadores, conselho político e diretoria da Abrasco”, destacou Cecília.
A mesa comemorativa contou, ainda, com a participação de Rômulo Paes de Sousa, presidente da Abrasco, e Abel Packer, diretor do Programa SciELO/Fapesp (SP).





