A Revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco está entre os três periódicos científicos Padrão Ouro no Acesso Aberto (Golden Open Access) com o maior número de publicações de pesquisadores de instituições brasileiras. O dado, que compreende o período de 2019 a 2023, faz parte do relatório Panorama das Mudanças da Pesquisa no Brasil, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela empresa Clarivate, na última quinta-feira (15).
O relatório e o desempenho da Ciência & Saúde Coletiva foram destaque na imprensa em reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo sobre a produção científica brasileira nos últimos anos.
De acordo com o relatório, no total, foram 1.937 publicações (entre artigos e revisões) de pesquisadores de instituições brasileiras, entre 2019 e 2023, o que colocou a Ciência & Saúde Coletiva como o único periódico brasileiro no Top 3 do ranking. Em primeiro lugar, com 3.102 publicações, está a Scientific Reports, do grupo alemão Nature Publishing. Na sequência, no Top 2, com 2.953 publicações, está a revista norte-americana PLOS One.
Clique aqui e acesse o relatório!
O relatório destacou o aumento da influência do movimento Acesso Aberto (Open Access), que vem ampliando sua importância na Ciência, ao torná-la mais acessível. Editora-chefe da Ciência & Saúde Coletiva, a pesquisadora e professora Maria Cecília de Souza Minayo destaca a qualidade dos artigos publicados na revista, o que permite o Padrão Ouro. “Ela está no Padrão Ouro, pois os artigos publicados são artigos de qualidade. Com o Acesso Aberto, qualquer pessoa no mundo pode acessar sem pagar os materiais”, explica.
O Padrão Ouro no Acesso Aberto (Golden Open Access), adotado pela Ciência & Saúde Coletiva e pelas outras revistas do ranking, consiste em disponibilizar gratuitamente os trabalhos ao público no momento em que são publicados, com o pagamento de uma taxa pelos autores do trabalho.
Confira a apresentação do relatório:
Sobre a Revista Ciência & Saúde Coletiva
Editada pela Abrasco, a Revista Ciência & Saúde Coletiva, Qualis A1 (CAPES), é um espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias e de controvérsias sobre a área. Desde sua origem, a Ciência & Saúde Coletiva cumpre fielmente os requisitos de periodicidade e de normalização para publicação científica seguindo as regras da Convenção de Vancouver que são habitualmente utilizadas pelas áreas de medicina e saúde pública.