Com o tema “Alimentação como base para uma vida saudável”, a edição de fevereiro de 2025 da Revista Ciência & Saúde Coletiva apresenta temáticas multidimensionais do campo da Nutrição, que atravessam questões das ciências biológicas, das ciências sociais, humanas e problemáticas relacionadas ao ambiente. No total, o número temático conta com 35 artigos, entre os de revisão, temáticos, de temas livres e de opinião, além do editorial.
Esta edição da Ciência & Saúde Coletiva apresenta algumas abordagens de cunho populacional, e outras, que tratam de questões locais. Além de trazer recomendações para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), os estudos presentes neste número reforçam a evidência de que as condições de vida mantêm forte influência na alimentação.
A pesquisadora Vania de Matos Fonseca, que assina o editorial da edição, destacou, entre as novidades presentes nos artigos, uma nova abordagem que considera o ambiente alimentar e seus desdobramentos para a saúde. “Alguns autores desta edição se debruçaram sobre novos aspectos no ambiente alimentar: acessibilidade geográfico-espacial como no caso do papel das feiras livres; dificuldades de acesso por questões socio-étnico-raciais a alimentos saudáveis; fatores competidores com a alimentação saudável como o fácil acesso a alimentos ultraprocessados nas escolas e seu entorno; e preparações culinárias nos ambientes digitais”, escreveu.
Confira alguns artigos da edição:
O texto discute a trajetória da indústria farmacêutica global na direção de tornar-se o que se denomina atualmente de Big Pharma. Apresenta a configuração do Complexo Industrial da Saúde e expõe suas dimensões econômicas e políticas.
Recomendações para o fortalecimento da implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição
A pesquisa teve como objetivo elaborar recomendações para o fortalecimento da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), identificando possíveis inovações, ações e estratégias que possam ser feitas e/ou fomentadas em nível nacional para fortalecer sua implementação.
O objetivo é avaliar a tendência temporal da cobertura de avaliação do estado nutricional entre crianças quilombolas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).
Fatores promotores e competidores da alimentação adequada e saudável no ambiente alimentar escolar
Os pesquisadores buscaram caracterizar e avaliar o ambiente alimentar de escolas públicas quanto à presença de fatores competidores e promotores da alimentação saudável.
No artigo, a equipe objetivou identificar os padrões alimentares e sua associação com características socioeconômicas, demográficas, de estilo de vida e excesso de peso em adultos da Região Metropolitana do Recife.