A primeira edição de 2024 da Revista Ciência & Saúde Coletiva já está no ar. Com o tema “Tecnologias em Saúde Coletiva“, o periódico, com artigos de diversos pesquisadores, aborda, desta vez, o uso de tecnologias para a saúde e indica que o Sistema Único de Saúde (SUS) continua em constante processo de renovação e atento às necessidades da população.
A edição temática que inaugura os trabalhos deste ano trouxe também um balanço das atividades realizadas em 2023. No ano passado, foram 12 edições, cada uma com 25 artigos e a participação de 1.317 autores. As relevantes pesquisas publicadas no periódico abordaram temas fundamentais para a Saúde Coletiva, como preconceito e discriminação em saúde e consequências da covid longa.
No editorial desta edição, os pesquisadores e editores-chefes da revista, Maria Cecília de Souza Minayo, Romeu Gomes e Antônio Augusto Moura da Silva, agradeceram aos colegas pela parceria e empenho durante 2023 e destacam que há muito trabalho pela frente em 2024.
“Os desafios futuros são muitos. Algumas questões dizem respeito à escolha de temas a serem aprofundados para o aperfeiçoamento do SUS; à ciência cada vez mais aberta à sociedade e à diversidade; à interlocução internacional; à valorização dos colaboradores; e à transparência dos procedimentos”, afirmam.
Confira alguns artigos da edição:
O trabalho focou na identificação do arcabouço regulatório e nas orientações federais que sustentam o processo de implementação de tecnologias em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa: percepção de gestantes
A pesquisa busca conhecer a percepção de gestantes sobre o pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa.
O artigo apresenta um estudo descritivo e exploratório sobre os limites e os desafios relacionados ao uso de Inteligência Artificial (IA) para a construção do conhecimento acadêmico.
Produção de procedimentos pelo SAMU 192 no Brasil: performance, benchmarking e desafios
A pesquisa foca nos procedimentos realizados pelas centrais de regulação e recursos móveis do SAMU 192 entre 2015 e 2019
O trabalho descreve a utilização de tecnologias para o apoio à prática clínica e educação permanente pelas equipes da Atenção Primária à Saúde do Brasil.