NOTÍCIAS 

Revista Ciência & Saúde Coletiva – Julho 2025

Com o título “Saúde Pública na cidade do Rio de Janeiro em seus 460 anos”, a edição de julho da Revista Ciência & Saúde Coletiva celebra quatro importantes acontecimentos: os 460 anos da cidade do Rio de Janeiro; os 30 anos da própria revista, reconhecida nacional e internacionalmente como patrimônio científico brasileiro; os 15 anos da Reforma dos Cuidados Primários em Saúde (RCAPS) no município; e os 20 anos da Missão dos Cuidados Primários em Saúde em Lisboa e Vale do Tejo, em Portugal.

Disponível em Acesso Aberto, esta edição reúne artigos, análises e reflexões que evidenciam a importância da consolidação dos serviços básicos de saúde como prioridade estratégica no Brasil e em outros países. A Atenção Primária à Saúde (APS) é destacada como o nível de cuidado responsável por resolver a maior parte dos problemas de saúde da população, com benefícios preventivos e curativos, além de proteger os serviços de maior complexidade para casos graves.

Confira alguns artigos desta edição:

Rio 460 anos: Cinco milhões de cariocas com acesso aos serviços de atenção primária
Luiz Felipe Pinto, Gerson Oliveira Penna, José Agenor Alvares da Silva, Luis Augusto Pisco

Rio de Janeiro: lições aprendidas, legado para a atenção primária e contribuições para o Brasil
Soranz, Daniel Souza, Heloiza Machado de

Quinze anos da Reforma dos Cuidados em Atenção Primária à Saúde (RCAPS) no município do Rio de Janeiro, Brasil
Pinto, Luiz Felipe Caldas, Ana Luiza Ferreira Rodrigues

Vinte anos da Reforma dos Cuidados Primários em Portugal: lições aprendidas e novos desafios
Pisco, Luis Augusto Ramos, Victor Borges

Estratégias de gestão para ampliação do acesso e da oferta de serviços especializados no município do Rio de Janeiro, Brasil, no período de 2021 a 2024
Britto, Fernanda Adães Ramos, André Luis Paes Fischer, Audrey Bortolon, Paula

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo