Já está no ar a edição de junho da Revista Ciência e Saúde Coletiva. Neste mês, as reflexões seguem o legado de Paulo Freire. Este número temático conta com artigos elaborados em sua memória e que utilizam os conceitos básicos ensinados por ele. As obras de Paulo Freire têm sido inspiração e contribuído para os vários grupos e setores da Saúde Coletiva brasileira, tendo como principal marca a provocação quanto à necessidade de constituição de trabalhos, na pesquisa, na formação, na gestão, na ação política, nos movimentos sociais ou no cuidado em saúde que sejam realizados com intencionalidade e compromisso crítico, político humanizador e emancipatório.
Freire, seus escritos e as muitas produções com sua perspectiva teórica e metodológica vêm instigando os(as) protagonistas da Saúde Coletiva a examinarem as metodologias de suas práticas e estudos, na perspectiva de formas de condução e de organização que reconheçam, valorizem e potencializem a autonomia das pessoas e sua participação ativa na construção da saúde em seu sentido mais amplo e como direito social.
Paulo Freire provoca a Saúde Coletiva a (re)considerar a significante importância de uma ação profissional e acadêmica que esteja permeada pela convivência com a realidade social e seus protagonistas, com os saberes, dinâmicas e diversidades inerente aos territórios. Para tanto, Freire ainda nos ensina a centralidade do diálogo como metodologia capaz de potencializar a convivência solidária, respeitosa e fraterna entre as diferenças nos saberes e fazeres em saúde. Centralmente, o diálogo como mediatizador de uma ação profissional que, também pedagógica e política, conduza à crítica, autonomia e emancipação das pessoas.
Confira os artigos temáticos:
1- Uma experiência precursora do SUS com a participação de Paulo Freire – Débora Mazza, Francisco Hideo Aoki, Nelson Rodrigues dos Santos, Silvia Maria Santiago, Adriana Varani
2- A contribuição do pensamento de Paulo Freire para a Vigilância Popular em Saúde – Felipe Bagatoli Silveira Arjona, Michele Neves Meneses, Maria Inês Corrêa Cárcamo, Cristianne Maria Famer Rocha, Alexandre Pessoa Dias, Jorge Mesquita Huet Machado, Fernando Ferreira Carneiro
3- Diálogos entre educação popular e educação alimentar e nutricional: reflexões a partir das trajetórias de três docentes universitários – Anelise Rizzolo, Ligia Amparo Santos, Pedro José Santos Carneiro Cruz
4- Educação popular no SUS: desafios atuais no olhar do Observatório de Educação Popular em Saúde e Realidade Brasileira – Pedro José Santos Carneiro Cruz, Pedro Nascimento Araujo Brito, Elôysa Laura Pereira de Santana, José Carlos da Silva, Daniella de Souza Barbosa, Odara Alves Moraes