A edição de maio de 2024 da Revista Ciência & Saúde Coletiva já está disponível para leitura. O tema deste volume – “Adolescer no Brasil” propõe reflexões sobre as várias adolescências e juventudes, com diferentes experiências e limitações, ao considerar as desigualdades sociais. No total, esta versão do periódico contemplou 25 artigos, entre temáticos e de temas livres, uma resenha e o editorial.
Ao considerar o contexto mundial, que abarca o aumento da desigualdade social, a precarização das relações de trabalho, ameaça à democracia e ataques à ciência, fica evidente a necessidade de debater, no âmbito da Saúde Coletiva, as perspectivas para adolescentes e jovens. Esse grupo, na faixa entre 10-24 anos, representa 24% da população mundial e 22% da população brasileira, de acordo com o relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
“Há várias adolescências e juventudes, assim como diferentes experiências, sonhos, dificuldades, limitações e possibilidades dependendo do nível de escolaridade, do lugar social e econômico e do pertencimento a grupos hegemônicos ou minoritários, estigmatizados por gênero, cor/raça, dentre outras características em que as fragilidades são interseccionais. Para um grupo significativo de adolescentes e jovens brasileiros há privação de muitos direitos, de educação de qualidade, de trabalho, de mobilidade, de cultura, lazer e segurança pública”, destaca a pesquisadora Simone Gonçalves de Assis no editorial da edição temática.
Confira alguns artigos:
A pesquisa aborda a associação entre o reconhecimento de uma fonte usual do cuidado de Atenção Primária à Saúde (APS) e o acesso aos serviços de APS, entre adolescentes brasileiros.
O artigo analisa as concepções, valores e experiências de alunos do ensino médio quanto ao controle e monitoramento digital entre namorados e a exposição não autorizada de material íntimo na Internet.
O trabalho identifica a associação de fatores sociodemográficos e comportamentos de estilo de vida com a perpetração do bullying e da vitimização entre os alunos do ensino médio.
Clique aqui e acesse a edição na íntegra!
Sobre a Ciência & Saúde Coletiva
Editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Revista Ciência & Saúde Coletiva – criada ao final de 1996 – é um espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias e de controvérsias sobre a área. Atualmente, está classificada na categoria A1 Qualis/CAPES. Por cinco anos consecutivos, se mantém no 1º lugar no ranking do Google Acadêmico dentre todos os periódicos científicos brasileiros de qualquer área.