A edição de março da Revista Ciência & Saúde Coletiva apresenta uma análise aprofundada sobre os avanços, desafios e perspectivas da implementação da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências no Brasil. O conjunto de artigos deste volume destaca as diversas dimensões dessa política, abrangendo desde a prevenção de violência interpessoal e auto infligida até a segurança no trânsito e os impactos das violências estruturais na saúde da população.
Os estudos apresentados evidenciam a necessidade de uma abordagem intersetorial, envolvendo diferentes atores governamentais e da sociedade civil, para efetivar estratégias de prevenção e resposta a essas condições evitáveis. Entre os tópicos abordados estão a implementação de programas locais de redução da violência, o fortalecimento das redes de atenção às vítimas e o impacto das políticas de desarmamento e controle de armas.
A edição também traz análises sobre as desigualdades raciais, de gênero e socioeconômicas na exposição às violências, destacando a necessidade de políticas públicas sensíveis a essas diferenças. Estudos de caso ilustram experiências exitosas em diferentes estados e municípios brasileiros, ressaltando o papel das redes comunitárias e dos movimentos sociais na construção de espaços mais seguros e saudáveis.
Ações de vigilância das violências em serviços da atenção primária, hospitalar e de reabilitação no Brasil
Este artigo analisa como as ações de monitoramento e notificação das violências estão incorporadas nos diferentes níveis da atenção no Brasil, segundo porte populacional e pertencimento regional.
Assistência intersetorial às vítimas de acidentes e violências na visão de gestores e profissionais da Atenção Primária
O artigo analisa a implementação da diretriz sobre assistência interdisciplinar e intersetorial às vítimas de acidentes e violências da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência (PNRMAV) a partir da Atenção Primária à Saúde.
Análise da implementação da atenção pré-hospitalar e hospitalar a casos de acidentes e violências no Brasil
O artigo analisou a implementação de duas diretrizes da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências (PNRMAV) referentes à atenção pré-hospitalar (APH) e hospitalar (AH).
Recuperação e reabilitação no âmbito da atenção à saúde para pessoas em situação de acidentes e violências no Brasil
O artigo investigou a implementação da atenção à saúde em recuperação e reabilitação no país considerando a assistência oferecida às pessoas em situação de violência e acidentes.
Avanços e desafios da Política Nacional de Redução dos Acidentes e Violências: o ponto de vista dos implementadores
Estudo qualitativo que analisa avanços e desafios na implementação da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, sob o olhar de 63 implementadores das regiões do Brasil.