NOTÍCIAS 

Revista Ciência & Saúde Coletiva – novembro de 2024

Com o título “Inovações na gestão da atenção primária à saúde na região do Centro Sul”, a edição de novembro de 2024 da Revista Ciência & Saúde Coletiva reúne textos de pesquisadores, professores, profissionais de saúde e gestores, com estudos sobre as inovações que estão acontecendo na Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O número conta com 21 artigos temáticos, um de revisão, um de opinião, dois artigos de temas livres e duas resenhas.

A edição abarca ainda os resultados de pesquisa, fruto da parceria do SUS com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que permitiu a análise de dados trazidos pelo Censo de 2022, pela Pesquisa Nacional de Saúde (2019), pela Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (2022) e pela Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (2023). Destaque ainda para as contribuições do município de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, que possui 90% de cobertura de Saúde da Família.

No editorial da edição, os pesquisadores Luiz Felipe Pinto (UFRJ), Angelita Alves de Carvalho (IBGE) e Luís Augusto Coelho Pisco (ISCTE) destacam a importância dos dados demográficos para a análise da situação de saúde e das parcerias.

“Em 2019, o Ministério da Saúde inovou ao propor pela primeira vez na história do Sistema Único de Saúde (SUS), que as pessoas acompanhadas pelas equipes de saúde da família pudessem ter seus cadastros validados, apresentando um número único de identificação, o CPF, checando ainda tal cadastro, com outras bases de dados nacionais de benefícios sociais e da previdência. Desde então, tornou-se possível a avaliação de indicadores de saúde de base populacional vinculados ao repasse federal de recursos para a APS semelhantes àqueles que são gerados pelos órgãos oficiais de estatística de cada país, como é o caso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)” – trecho do editorial da edição de novembro de 2024 da Revista Ciência & Saúde Coletiva.

Confira alguns artigos desta edição:

Territórios Integrados de Atenção à Saúde: potencialidades de inovações para a Qualificação da Atenção Primária à Saúde

O objetivo do artigo foi analisar resultados oriundos da implementação do projeto Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS) em uma capital brasileira.

Expansão da cobertura de Atenção Primária à Saúde em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil (2013-2023)

A pesquisa analisou os fatores relacionados à expansão do número de equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e de equipes multiprofissionais no município de Campo Grande.

Tendências de financiamento da Atenção Primária à Saúde em uma capital brasileira

O trabalho verificou a tendência de disponibilidade de recursos da APS em uma capital brasileira.

Painéis de monitoramento de dados epidemiológicos como estratégia de gestão da vigilância e da atenção à saúde

A pesquisa abordou o intervalo entre as datas de notificação e digitação de casos suspeitos de dengue e as propriedades dos painéis de monitoramento.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo