A Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS, editada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, acaba de conquistar uma grande vitória: agora a RESS faz parte da Coleção Scientific Electronic Library Online – SciELO Brasil, biblioteca eletrônica de referência internacional e que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. Depois de um rigoroso processo de seleção, a inclusão na coleção SciELO atesta a Epidemiologia e Serviços de Saúde como uma publicação de relevância e qualidade.
O caminho trilhado para o alcance dessa meta iniciou-se em 2011, quando, às vésperas do aniversário de 20 anos da RESS, o plano de fortalecimento do periódico foi revisado, de modo a contemplar um rol de ações, especialmente visando à qualificação da revista para o atendimento aos critérios para admissão na coleção SciELO. A partir daí, um trabalho contínuo de aperfeiçoamento e dedicação resultou no objetivo esperado.
Fruto de um trabalho em equipe, a inclusão da RESS na Coleção ScieELO envolveu desde o núcleo editorial ao Comitê Editorial, os revisores e a equipe de produção editorial, que inclui revisão de português, revisão de inglês, diagramação, normalização bibliográfica e editoração eletrônica. Parceiros como o Instituto Evandro Chagas – IEC e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco foram fundamentais para o sucesso da revista e para o alcance do seu merecido mérito.
Junto a essa conquista, outro avanço importante para a revista será a adoção de um sistema de submissão on line, que permitirá maior agilidade no processamento dos artigos submetidos para publicação na RESS.
Desafios – A admissão na Coleção SciELO é um importante passo para consolidação da RESS como periódico científico de relevância nacional e internacional. Todavia, impõe grandes desafios para a revista. A permanência na coleção requer a manutenção rigorosa do atendimento aos critérios exigidos, como número de artigos publicados, pontualidade e periodicidade, além do aprimoramento contínuo da qualidade da publicação.
Com a inclusão da RESS na coleção SciELO, espera-se que a revista tenha maior visibilidade, tanto nacional quanto internacional, e que ocorram avanços ainda mais significativos na qualidade do periódico. “A expectativa agora é que se amplie o número de leitores, atraia novos autores e aumente o número de submissões”, destaca a coordenadora-geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços e editora executiva do periódico, Elisete Duarte, que complementa: “A RESS está preparada para acolher esta maior demanda e espera poder ampliar o número de artigos publicados em cada volume”.
A revista – A Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS tem o compromisso com a divulgação de estudos e pesquisas que têm como enfoque os dados gerados nos serviços de saúde e cujos resultados voltam-se para o aprimoramento dos serviços, para o uso da informação para a ação e para o impacto em saúde coletiva.