
O XVIII Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Saúde Coletiva movimentará a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), dos dias 4 a 8 de agosto de 2025. Organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o evento marca os 40 anos da Associação Latino-Americana de Medicina Social (ALAMES). O tema desta edição é “Por democracia, direitos sociais e saúde: retomando o caminho da determinação social e da soberania dos povos”. As inscrições ainda estão abertas.
O evento tem o objetivo de propor um chamado urgente e reflexão crítica diante das múltiplas crises do momento: da instabilidade política às desigualdades sociais, da ofensiva neoliberal aos retrocessos nos direitos humanos e sociais. Ao todo, mais de 1.500 trabalhos foram submetidos.
Seis eixos vão orientar as atividades durante o Congresso: Capitalismo e Saúde; Soberania e Descolonização da Saúde; Direitos Sociais e Equidade na Saúde; Saúde e Democracia; Determinação Social da Saúde e Políticas e Modelo de Cuidado.
A programação, diversa e plural, foi pensada para pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e representantes de movimentos sociais. As atividades incluem conferências, mesas-redondas, rodas de diálogo, apresentações científicas, assembleias de movimentos sociais e manifestações culturais, compondo um ambiente de troca, articulação política e fortalecimento de alianças regionais.